D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca vai presidir a ordenações diaconais e presbiterais este domingo.
Vasco d’Avillez vai ser ordenado diácono permanente este domingo, às 16h00, no Mosteiro dos Jerónimos, um desafio que afirma ter surgido “já tarde” na sua vida e que é uma resposta sua de serviço e vontade de agradecer.
“Surgiu ao fim de anos de uma vida de seguimento de Cristo mas um bocadinho de alheamento, havia a missa ao domingo, não havia muito mais do que isso e comecei a perceber que ao meu lado tudo corria muito bem e que era necessário de alguma forma agradecer”, disse à Agência ECCLESIA.
Vasco d’Avillez tem 69 anos e comenta que o convite para ser diácono permanente surgiu há mais ou menos seis anos.
“É mais do que a idade prevista. Foi preciso que na altura D. José Policarpo autorizasse a minha entrada para este curso”, recorda, assegurando que recebeu a autorização “com muito gosto”.
O entrevistado, que profissionalmente está ligado ao mundo vitivinícola, e é ‘Personalidade do Ano no Vinho’, sublinha que “a primeira grande força” para o caminho que empreendeu “é a vontade de agradecer” por uma “vida fantástica” e, depois, a ideia de “ser útil, de servir dentro da comunidade” católica.
Para esta dedicação, Vasco d’Avillez revela que está “disposto a abdicar já no fim” do ano civil às funções que desempenha desde janeiro de 2011, porque o atual presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa quer dedicar-se “inteiramente” à nova missão.
“Há necessidade na paróquia de mais duas mãos e dois braços e duas cabeças”, acrescenta, sobre a decisão que foi tomada em casal, com a esposa Mary Anne d’Avillez, com quem percebeu que pode existir “menos tempo para jantar com os amigos”, porque a Igreja precisa deles “mais vezes”.
“Há um papel para ela que é importante”, desenvolveu, relembrando que “a família acolheu muito bem” este novo serviço.
A presença da família fez-se sentir nestes últimos cinco anos de estudo: Vasco d’Avillez recorda, por exemplo, os netos a “provocarem, constantemente, por causa dos exames” para saberem quais as notas que o avô tinha.
A ordenação vai ser só o “fim desta primeira parte” na vida do futuro diácono permanente, que tem mais tempo para a Igreja e para aqueles que precisam: “Aprofundar este conhecimento de Deus faz-nos ficar mais disponíveis, mais dedicados ao serviço”.
“Estar aberto a ser eu quem faço o lava-pés todos os dias, a todos os que precisarem”, realçou, na mais recente edição do Semanário ECCLESIA, dedicada ao diaconado permanente.
Vasco d’Avillez e mais três diáconos permanentes e ainda seis presbíteros vão ser ordenados ao serviço da Diocese de Lisboa este domingo, às 16h00, no Mosteiro dos Jerónimos; A Eucaristia vai ser presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.
A celebração vai ser transmitida em direto, a partir do site (www.patriarcado-lisboa.pt), páginas no Facebook (www.facebook.com/patriarcadolisboa) e YouTube (www.youtube.com/patriarcadolx) do Patriarcado de Lisboa, bem como no Meo Kanal (canal 210021).
G.I./Ecclesia:CB/OC

CategoryBispo