Por razões de amizade criada em tempos de emigração, uma família de Pousada de Saramagos (Vila Nova de Famalicão) criou estreitas relações com uma família de Canas de Santa Maria (Tondela).
Convidada a família minhota para uma visita a terras de Besteiros, resolveu ir, mas não sozinha.
A sua responsabilidade como dirigente escutista levou à organização de uma excursão, com os escuteiros do Agrupamento 26 e com alguns familiares, para conhecerem Canas de Santa Maria e Tondela.
Hoje, os escuteiros minhotos, mais de meia centena, apresentaram-se em Canas de Santa Maria com uma belíssima e bem ritmada fanfarra, que animou um percurso de mais de trezentos metros, desde o lugar de paragem dos autocarros até à Igreja paroquial, onde animaram a Eucaristia, depois de acolhidos pelo Pároco, Pe. João Dinis, e pelo diácono Felisberto.
Apresentando-se à comunidade e dando as razões da sua presença, foram acolhidos por uma calorosa salva de palmas.
Depois da Eucaristia, desfilaram de novo até aos autocarros e foram almoçar no Parque Urbano de Tondela, sendo acompanhados pela Junta de Freguesia de Canas de Santa Maria, pois um dos Chefes do Agrupamento desempenha também funções de Presidente da Junta em Pousada de Saramagos.
Visitaram, depois a cidade, regressando a Famalicão no final da tarde.
Foi uma presença muito interessante, pelo tom de alegria que evidenciavam, deixando localmente a vontade de reanimar o grupo de escuteiros, que já escreveu páginas de glória e se deixou cair na inactividade, por falta de Chefes.
Também ficou a promessa de a visita poder ser retribuída, em termos de comunidade cristã.

G.I.