Terceira visita temática à exposição temporária do santuário da Cova da Iria.
O professor universitário José Eduardo Franco afirmou que Fátima “é um manifesto contra uma sociedade sem Deus”, na terceira visita temática à exposição temporária do santuário da Cova da Iria.
“O que acontece em Fátima é a mudança de uma multidão que estava sequiosa do ponto de vista individual na manifestação da sua fé. Do ponto de vista coletivo a necessidade de uma alteração do curso da história”, disse o historiador, citado pela página do Santuário de Fátima na internet.
José Eduardo Franco explicou a dimensão profética da mensagem de Fátima como “manifesto contra uma sociedade sem Deus” e “não como uma adivinhação”, num contexto difícil de emergência de sociedades.
“Fátima é um ponto de chegada para uma humanidade amordaçada que resistiu à emergência de sociedades marcadas pela razão e pela ciência. O ponto de partida para uma alteração do curso da história”, desenvolveu.
José Eduardo Franco centrou a sua análise no ‘Milagre do Sol’ que, coincidente com a sexta aparição em outubro de 1917, conduz “ao cerne da experiência religiosa” e proporciona um “verdadeiro e sério debate entre fé e ciência”.
“[O Milagre do Sol] é o momento profético decisivo que confirma a ideia de um Deus próximo que sofre e precisa que o seu coração seja reparado”, realçou.
O professor universitário José Eduardo Franco foi o cicerone da terceira visita temática à exposição temporária ‘As Cores do Sol – A Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo’, esta quarta-feira no Convivium de Santo Agostinho, na Basílica da Santíssima Trindade.
O Santuário de Fátima informa ainda que a exposição temporária ‘As Cores do Sol – A Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo’ já foi visitada por “125 243 peregrinos”.
A mostra pretende “recriar, através de vários mecanismos sensoriais, cenários relacionados com a paisagem do dia da última aparição da Virgem Maria em Fátima”.
A exposição tem como matéria histórica o dia 13 de outubro de 1917 e os relatos diretos e indiretos sobre o Milagre do Sol, as visitas temáticas realizam-se na primeira quarta-feira de cada mês, até outubro e são de entrada livres, sendo a próxima a 2 de agosto, pelas 21h15.
G.I./Ecclesia:CB/OC

CategoryBispo