Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Com concentração no Santuário de Nossa Senhora de Vagos, quatro autocarros transportaram seis “praesidia”, de outras tantas paróquias de Tondela.
Às quatro da tarde, os Padres João Dinis e António Flor juntaram-se aos duzentos peregrinos, para a celebração da Eucaristia, em Vagos.
A Legião de Maria é um Movimento de devoção mariana vocacionado para o contacto pessoal com pessoas necessitadas, levando-lhes conforto espiritual.
Reúnem, habitualmente, uma vez por semana, para um tempo de oração e formação espiritual, trazendo à mesa o resultado do seu trabalho semanal, que é distribuído ao grupo (dois ou três) pelos dirigentes, sob orientação do director espiritual, num trabalho de verdadeira pastoral de proximidade, visitando doentes, pessoas carenciadas e famílias em dificuldades.
O apoio material, se se mostrar necessário, será levado às pessoas, noutra ocasião e por outras pessoas. Por isso, a Legião de Maria trabalha estreitamente com as Conferências de S. Vicente de Paulo, ou com as estruturas paroquiais da pastoral social.
Há mais de quarenta anos que a Legião de Maria está instalada nesta zona de Tondela. Alguns “praesidia” já se extinguiram, mas outros foram surgindo.
O mais recente foi criado este ano em Dardavaz, por empenho do de Canas de Santa Maria.
O trabalho de expansão da Legião de Maria faz parte do plano de acção do “praesidium”.
A Legião de Maria foi fundada por Franck Duff e tem uma estrutura organizativa inspirada nas legiões romanas, constituindo-se como “exército em ordem de batalha” guiado por Maria, verdadeira “luz missionária, para o mudo levar até Deus”.
O passeio anual também faz parte do calendário de actividades dos “praesidia” e é feito em conjunto com os “preasidia”, que constituem uma “cúria”, neste caso, a “Cúria de Santa Maria de Tondela”. O passeio deste ano terminou em Campia, com uma visita ao Monumento a Nossa Senhora das Graças, com um momento de oração e uma explicação da razão de ser da construção do Monumento – um gesto de gratidão por uma cura considerada milagrosa.

G.I.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: