Santiago do Cacém, na Diocese de Beja, acolheu a 12ª edição do torneio de futsal para sacerdotes portugueses, organizado este ano pelos Padres Vicentinos, a comemorar os 400 anos de fundação da Congregação da Missão e os 300 anos de presença em Portugal.
Entre os dias 3 e 5 de julho, os Padres das Dioceses de Braga, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, com um participante, Porto, Viana do Castelo, e Viseu, em conjunto com os organizadores, uns cem participantes, puderam conviver entre si, nos intervalos dos jogos que levaram à vitória de Viana do Castelo, a oitava vez em todos os torneios e a terceira consecutiva.
Mas, no final, o que importa mesmo é a partilha de experiências, o convívio entre sacerdotes de diferentes idades e com experiências diferentes, e o conhecer de novas realidades.
Momentos significativos deste torneio em terras alentejanas foram também o conhecer de uma herdade, com espaço para convívio à volta da mesa e não só, a participação na eucaristia paroquial de Santiago do Cacém, com as suas gentes acolhedoras e onde o Provincial dos Padres Vicentinos recordou o carisma de São Vicente de Paulo, seu fundador. Espaço também para conhecer uma preciosidade arqueológica, as Ruínas de Miróbriga e a Reserva Natural da Lagoa de Santo André.
A Diocese de Viseu tem marcado presença, ano após ano, nestes torneios, onde além dos padres de Viana do Castelo, sai campeão este espírito de convívio e de conhecimento entre os sacerdotes, partilhando não apenas a oração, mas a boa disposição e, porque não, também o desporto.
Mesmo alguns doa presentes nos jogos, que se disputaram em dois pavilhões, especialmente nos jogos finais, salientaram este espírito de convivência, de um clima de amizade e respeito entre sacerdotes, apesar de uma entrada mais ríspida ou de um momento mais “aceso” na disputa de alguma jogada.
Infelizmente, como em grande parte dos torneios de futsal, há também as lesões, indesejadas, mas possíveis, como a de um participante de Viseu, o Padre Paulo Vicente, recém ordenado. Nada de grave, mas algo a ter sempre em possibilidade, nestes encontros.

G.I./J.B.:NA

CategoryDiocese, Viseu