Bispo diocesano recorda revelação do Segredo na aparição de julho.
O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, disse ontem que se viveu um dia “memorável” e “histórico” na Cova da Iria, com a presença de representantes da “Igreja Católica nos países de língua russa”.
100 anos depois da terceira aparição de Nossa Senhora em Fátima, o responsável sublinhou que “pela primeira vez” os bispos destes países estiveram no Santuário para “dar graças a Nossa Senhora pela consolação, pela fortaleza e pela paz que lhes concedeu”.
O testemunho dos três videntes de Fátima regista que, na aparição de 13 de julho de 1917, Nossa Senhora lhes disse: “Para impedir a guerra virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a Comunhão reparadora nos primeiros sábados”.
Ainda nesta aparição teve lugar a visão do inferno e a revelação do sofrimento da Igreja e de um bispo vestido de branco, a trilogia que constitui o chamado Segredo de Fátima.
D. António Marto, que falava no final da peregrinação internacional aniversária de julho, na Cova da Iria, quis realçar que “o chamado e conhecido Segredo de Fátima” se referia aos sofrimentos da humanidade “ameaçada na sua sobrevivência”, por causa da guerra, e à perseguição contra a Igreja “por regimes totalitários e ateus”
“O Senhor é mais forte do que o mal e Nossa Senhora é para nós a garantia visível e materna de que a bondade de Deus é a última palavra sobre a história”, prosseguiu, citando a promessa deixada pela Virgem Maria em 1917: “Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará”.
“É uma promessa de consolação e de esperança de Nossa Senhora, para a humanidade e para a Igreja”, insistiu.
O bispo de Leiria-Fátima agradeceu aos peregrinos de língua russa, vindos desde países da antiga União Soviética, “pela presença, pela mensagem e pelo testemunho”, saudando em particular o arcebispo de Moscovo, D. Paolo Pezzi, que presidiu à Missa conclusiva da peregrinação.
As celebrações tiveram como tema “A Virgem Maria, Mãe da Consolação” e sublinharam a ligação da Rússia a Fátima.
A peregrinação presidida pelo arcebispo de Moscovo contou com mais de 6300 peregrinos inscritos no Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima, num total de 140 grupos oriundos de 27 nações.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryFátima, Igreja, Pastoral