Iniciativa oferece uma semana de descanso e estende-se ao longo de quatro turnos.
O Santuário de Fátima vai promover pela 11º ano consecutivo o programa de férias para pais de crianças com deficiência, ao longo de quatro turnos de uma semana, entre julho e agosto.
“O objetivo desta iniciativa inclusiva, promovida pelo Santuário com o apoio do Movimento da Mensagem de Fátima e da Congregação Silenciosos Operários da Cruz, é garantir o descanso aos cuidadores de crianças e jovens” com deficiência, refere a instituição em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
Os quatro turnos vão ter por base “o gosto que São Francisco Marto revelou por ‘Jesus escondido’”, adianta o Santuário de Fátima.
O programa de férias quer oferecer “descanso a esses pais que durante uma semana ficam aliviados da tarefa de cuidar dos filhos dando-lhes, por outro lado, a oportunidade de terem um momento de enriquecimento moral e espiritual”.
A primeira semana do programa decorre de 27 de julho a 2 de Agosto e é dirigida a jovens entre os 17 e os 20 anos.
Os outros turnos acontecem de 5 a 11 de agosto; de 16 a 22 de agosto; e de 25 a 31 de agosto.
Estes três últimos períodos destinam-se a jovens com mais de 20 anos, estimando-se que no total sejam abrangidas cerca de 70 crianças.
O padre Johnny Freire, da Congregação Silenciosos Operários da Cruz, e um dos responsáveis pela iniciativa, afirma à sala de imprensa Santuário de Fátima que “as expectativas para este ano é que possa participar o maior número de pessoas possível, principalmente aqueles que participam pela primeira vez”, tendo como pano de fundo a celebração do Centenário das Aparições.”
Os pais podem optar por ficar com os filhos em Fátima e acompanhá-los ou deixarem-nos ao cuidado dos voluntários.
“Em média há dois voluntários por cada criança e esta é uma vertente muito significativa desta iniciativa. O número de candidatos não tem parado de aumentar”, refere a nota do santuário, que assume as despesas da alimentação e de alojamento de todos os participantes.
No programa estarão incluídas visitas guiadas aos lugares de Fátima: Santuário, Valinhos e Aljustrel.
Estas semanas de férias realizam-se na Casa Francisco e Jacinta Marto dos Silenciosos Operários da Cruz, que fica na Estrada de Minde a 2,5 km da Rotunda Sul (dos Pastorinhos).
Para além destas férias de verão, o Santuário com a ajuda do Movimento da Mensagem de Fátima criou este ano mais duas oportunidades para as crianças portadoras de deficiência: uma na Semana Santa, com a realização de um retiro e outra no Natal.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryFátima, Igreja, Pastoral