Assinala-se no próximo domingo, 23 de julho, o primeiro aniversário da reabertura do Museu de Arte Sacra da Sé de Viseu.

A efeméride, porém, começará a ser revista na sexta-feira, 21, com uma série de jogos e de ateliês dedicados aos mais novos. Durante todo o dia, as crianças presentes poderão fazer pinturas sobre azulejo numa sessão dinamizada pela artista plástica Sara Conde. A atividade acontecerá no claustro superior da Sé. As inscrições são gratuitas.
Já no sábado, às 11h e às 14h, haverá visitas orientadas ao Museu realizadas por Fátima Eusébio, diretora do espaço e coordenadora do Departamento de Bens Culturais da Diocese de Viseu. À noite, a partir das 21h, será inaugurada a exposição ‘Metamorfoses da Catedral de Viseu’, uma mostra que “é constituída por uma apresentação dos últimos registos fotográficos realizados antes das obras [na Catedral] que aconteceram ao longo do século XX”, como apontou Fátima Eusébio. Em 58 fotografias são apresentadas algumas das transformações por que passou o edifício, seguramente um dos mais icónicos da cidade de Viseu. Em paralelo, vai ser apresentada uma constituição virtual dos painéis de Grão Vasco e do retábulo gótico que estiveram presentes nas paredes da Sé.
A partir das 22h, no interior da Catedral, a cantora Isabel Silvestre e o grupo Vozes de Manhouce entoarão algumas das suas canções mais conhecidas, como são os casos de ‘Aleluia’, e ‘Ao meu Menino Jesus’. No domingo, 23, às 11h, a eucaristia, celebrada pelo Bispo D. Ilídio Leandro, marcará solenemente o Dia da Diocese.
O Tesouro-Museu da Catedral de Viseu foi criado a 21 de janeiro de 1932 e exibe coleções de imagens, paramentos litúrgicos, alfaias de culto, livros de coro e mobiliário de mais de oito séculos de história da Diocese. Entre as várias peças expostas, destaque para uma custódia gótica, de 1533, que pertenceu ao bispo D. Miguel da Silva, e para dois cofres-relicários do século XIII em cobre esmaltado da Escola de Limoges (França), peças únicas em Portugal. Para além destes ‘tesouros’, os visitantes poderão deslumbrar-se com a vista que se contempla desde o Passeio dos Cónegos sobre a cidade.
G.I./J.B.:PBA