Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Aniversário do Hospital; Novos Padres da Diocese; Visita a Ílhavo, à Empresa Vista Alegre; Campo de Madalena em Festa; Bodas de Prata do Cónego Jorge Seixas; Aniversário do Museu de Arte Sacra; Dedicação da Catedral; Bodas de Ouro do Pe. João Rodrigues; 29º Curso de Enfermagem; Bodas de Ouro do Pe. Manuel Chaves.
Na manhã de 17 de Julho, D. Ilídio presidiu à Eucaristia na Capela do Hospital Central da nossa cidade de Viseu – dedicado a S. Teotónio. O motivo principal foi a comemoração dos 20 anos deste Centro Hospitalar. Mais tarde, no fim da manhã, realizou-se uma sessão solene, na qual também esteve presente.
Ainda nesse 17 de Julho, D. Ilídio almoçou com os 3 novos sacerdotes da Diocese, ordenados no passado dia 25 de Junho. O objectivo, para além do convívio de proximidade, era informar os 3 novos sacerdotes – André Silva, Paulo Domingues e Paulo Vicente – do seu ministério paroquial, a partir do próximo mês de Setembro.
Por convite do Proprietário e Administrador da Empresa Vista Alegre, integrada na Visabeira, da qual é Presidente do Conselho de Administração o Eng. Fernando Nunes, D. Ilídio Leandro – com os bispos de Aveiro, Braga, Bragança, Guarda e Porto – esteve em Ílhavo, em visita a instalações desta prestigiada empresa, incluindo outras unidades industriais que possui na zona de Aveiro. A visita decorreu na manhã de 20 de Julho, depois de terem pernoitado numa das unidades hoteleiras da Empresa.
A Paróquia de Campo de Madalena está a celebrar 400 anos de existência. Para comemorar este jubileu, o Pároco – Pe. Manuel António – motivou todas as Instituições da Igreja e da freguesia para uma digna celebração, investigando os dados históricos mais relevantes. No sábado, dia 22, celebrou-se a Padroeira – Santa Maria Madalena. D. Ilídio presidiu à Eucaristia, campal, que foi concelebrada pelo Pároco, pelo Pe. Virgílio – natural desta paróquia – e pelo Pe. André Silva, recentemente ordenado sacerdote e que fez estágio nesta paróquia. Todas as aldeias da freguesia participaram, trazendo o andor com a imagem do seu Santo Padroeiro. D. Ilídio deixou palavras de felicitação, tanto à Paróquia em jubileu, como ao seu Pároco pela realização destas festas jubilares, que estão contribuindo para o reforço da coesão social de pessoas e instituições, tanto religiosas, como cívicas.
O Cónego Jorge Alberto da Silva Seixas, pároco em Mangualde, foi ordenado sacerdote em 8 de Novembro de 1992. Celebra, neste ano 2017, as bodas de prata. Organizada pelo Arcipreste e paroquiano de Mangualde – Pe. Nuno Azevedo – e pelos diversos grupos de paroquianos, esta festa comemorativa teve lugar na Tarde de sábado, dia 22 de Julho. D. Ilídio presidiu à Eucaristia que decorreu na Igreja Paroquial, cheia de pessoas, animada muito festivamente pelo Coro e por todos os presentes. No final da Eucaristia, o Presidente da Câmara Municipal entregou-lhe uma lembrança, seguindo-se a partilha de um bolo de aniversário.
No início da noite desse mesmo 22 de Julho, comemorou-se o 1º aniversário das obras de recuperação do Museu de Arte Sacra, da Catedral, de que é Responsável a Doutora Fátima Eusébio – Diretora dos Bens Culturais da Diocese. Depois de uma sessão, na qual participou a Doutora Fátima, o Presidente da Câmara e D. Ilídio, fez-se uma visita, guiada pela Doutora Fátima, a um conjunto de painéis fotográficos que mostram o percurso histórico das “metamorfoses” da Catedral, correspondendo a gostos e estilos de expressão artística e litúrgica. A sessão teve, depois, a atuação do Grupo de Cantares de Manhouce, terminando nos Claustros com um convívio à volta de um bolo de parabéns por este momento histórico.
Na manhã de Domingo, 23 de Julho, celebrou-se o 501º aniversário da Dedicação da Catedral de Viseu. D. Ilídio presidiu à Eucaristia e apresentou uma reflexão alusiva, partindo das leituras especiais da Dedicação. A Catedral estava cheia, contando com muitas pessoas que, de passagem, gozavam as suas férias.
Natural da freguesia de S. Pedro do Sul, o Pe. João de Figueiredo Rodrigues celebrou o 50º aniversário da ordenação sacerdotal, na manhã de Domingo, na Eucaristia paroquial de S. Pedro do Sul, onde é pároco o Pe. Mário Lopes Dias. Não podendo estar presente na celebração da Eucaristia, D. Ilídio participou do almoço que decorreu num dos hotéis das Termas, com a presença de largas dezenas de pessoas amigas: familiares, sacerdotes e vários amigos e paroquianos de Pinho, onde o Pe. João é pároco.
Ainda na tarde desse Domingo, 23 de Julho, D. Ilídio presidiu à Eucaristia, na Catedral, na Festa de Juramento de cerca de 60 novos Enfermeiros, Finalistas da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico da nossa cidade de Viseu. Presentes o Diretor, Responsáveis e Professores da Escola que, no momento próprio, entregaram aos recém-licenciados os símbolos do curso. Esteve presente, também, a Irmã Manóli – Presidente da Pastoral do Ensino Superior de Viseu (PESV) – que entregou a todos o livro dos Atos dos Apóstolos. Concelebraram o Cón. António Jorge – Assistente Espiritual da PESV e dinamizador da celebração – e o Cón. Manuel Matos – pároco de Santa Maria de Viseu.
Também na tarde de Domingo, dia 23 de Julho, houve celebração da Eucaristia em Fornos de Maceira Dão, junto à Igreja, assinalando os 50 anos de ordenação sacerdotal do seu Pároco, Pe. Manuel Chaves. Presentes também os paroquianos e instituições de Moimenta do Dão, paróquia igualmente confiada aos cuidados pastorais do Pe. Manuel Chaves. D. Ilídio presidiu à celebração, concelebrando vários sacerdotes, para festejar as Boas de Ouro do seu Pároco. No final da Eucaristia foram pronunciadas diversas reflexões alusivas à efeméride e entrega de várias lembranças. O Pe. Manuel Chaves, visivelmente emocionado, agradeceu a todos, iniciando por palavras de ação de graças a Deus por tudo quanto tem recebido. Seguiu-se uma refeição nas instalações paroquiais, onde participaram várias centenas de pessoas das duas Comunidades cristãs que o Pe. Manuel Chaves anima. Os 8 irmãos do Pe. Chaves estiveram presentes.
G.I.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: