É uma paróquia em festa, “que vive em júbilo e em ação de graças”, como referiu D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, na manhã de 22 de julho, na Paróquia de Campo de Madalena, por ocasião dos seus 400 anos de vida.

A missa campal, que aconteceu no largo Cónego Mercier junto à igreja paroquial, foi precedida por uma dupla procissão que transportou até ali as imagens dos santos padroeiros das diversas localidades que constituem a paróquia: Nossa Senhora dos Milagres, das povoações de Bassar e Bairro Norad, Nossa Senhora da Vitória, de Moselos, Santo António, de Moure de Madalena, Santa Luzia, de Vila Nova. As imagens foram recebidas ao som de aplausos de uma assistência que era já numerosa, aguardando o início da celebração. Esta iniciou-se com o “encontro” das imagens, transportadas por mordomos vestidos com o rigor domingueiro de outros tempos, saudando a imagem de Santa Maria Madalena, que retribuiu, com o “acolhimento”. Seguiram-se os aplausos que se repetiram aquando da chegada do Bispo da Diocese. A saudação inicial de D. Ilídio “com alegria” foi dirigida “ao pároco Manuel António Rocha e à Paróquia de Santa Maria Madalena, em festa pelos 400 anos de existência”.
Já na homilia, o Prelado lembrou “todos os párocos e paroquianos que fizeram estes 400 anos” e estendeu as saudações aos que agora vivem, enaltecendo a “plêiade de amigos e irmãos que neste dia também sentem, na comunhão, a grandeza da festa que estamos a fazer aqui”.

Dia de Festa da “discípula missionária de Jesus”

D. Ilídio, no decurso da homilia, lembrou a mudança que o Papa Francisco efetuou no dia em que se assinala a data litúrgica de Maria Madalena. Até 2016, o 22 de julho aludia apenas a uma ‘memória obrigatória’ do dia de Santa Maria Madalena. Em função da decisão papal, Santa Maria Madalena passa a ser celebrada no Calendário Romano Geral com ‘festa’, sublinhou D. Ilídio, entendendo a decisão como um sinal da força do testemunho daquela que se assumiu como “discípula missionária de Jesus”. Recordando a leitura do Evangelho de São João – em que se relata a visita que Santa Maria Madalena fez, na manhã de domingo, ao túmulo onde tinha sido sepultado Jesus – D. Ilídio lembrou que ela “foi a primeira entre todos os discípulos a vê-lO ressuscitado”, e que esse “privilégio foi fonte de missão, que Maria Madalena cumpriu na perfeição”. “Divulgar a boa nova da Ressurreição é o desafio que a vossa padroeira vos faz”, sublinhou D. Ilídio.
D. Ilídio aproveitou a ocasião para agradecer ao Pe. Manuel Rocha o trabalho que tem realizado na Paróquia de Campo de Madalena, incluindo nos agradecimentos todos os que trabalham em benefício da paróquia, solicitando que esta seja “uma paróquia viva e missionária” e “uma comunidade inspiradora”.
A Paróquia de Campo de Madalena foi criada em 1617 pelo Bispo D. João Manuel (1610-1625).
Celebrações contaram com feira das profissões antigas e jogos tradicionais
Os 400 anos da criação da paróquia de Campo de Madalena serviram para reviver o passado, com uma feira de profissões antigas e jogos tradicionais. Por lá andaram sapateiros a remediar à mão umas botas gastas, homens a ‘malhar’ o milho e mulheres prontas a refrescá-los com um gole de “água” diretamente do garrafão, lenhadores a cortar grandes toros de madeira… Mas também por lá andaram gaiatos em volta de um pião lançado, ou entretidos com o jogo do arco a correr pelas ruas, de cima a baixo.
A alegria visível nos rostos de muitos que participaram nestas atividades prolongou-se nos comentários nas redes sociais, na Internet, sobretudo na página da paróquia, no facebook, com legendas das várias fotografias colocadas. Muitos referiram-se aos bons momentos passados, à união das pessoas e à necessidade destes encontros para reforçar a unidade da paróquia e dos seus paroquianos. E como é frequente neste mundo das redes sociais, os gostos (likes) eram muitos assim como os comentários.

G.I./J.B.:PBA