D. Ilídio, ouvidos os seus conselheiros e “depois de ter dialogado com todos os que, neste próximo ano, vão assumir ação pastoral pela 1ª vez e com todos aqueles que vão assumir ação pastoral diferente ou noutros lugares e com novas equipas” solicitou a colaboração para o exercício de novas missões, reconstituiu equipas de serviço pastoral, e nomeou para novas responsabilidades, porque há “missões pastorais que se vão apresentando, em cada lugar e em cada tempo”.
Todos os seis arciprestados registam mudanças, para substituição de párocos que deixam o exercício de cuidados pastorais, por idade avançada e saúde diminuída, ou que, sendo ainda jovens, vão fazer formação especializada. Há também alguns que irão fazer “ano sabático” para experiência e formação pastoral, ou mesmo para recuperação de saúde.
Os três jovens sacerdotes ordenados em Junho integram equipas de acção pastoral, dando um contributo de dinamismo à experiência daqueles que já “conhecem o terreno” e os acolhem, cheios de renovada esperança.
A equipa de formação do Seminário Interdiocesano também é renovada, com a entrada do Cónego Seixas, que deixa a paróquia de Mangualde.
O nosso Bispo deixa agradecimento público a todos quantos “têm colaborado no ministério da organização, da formação e da santificação do Povo de Deus, nas diversas comunidades, grupos e estruturas de serviço eclesial e pastoral”, tanto leigos, como religiosos e diáconos. Agradece especialmente aos sacerdotes, diocesanos, ou de institutos religiosos, que “investidos em Missão Pastoral” vêm animando “esta Igreja que está em Viseu”, mobilizando colaboradores no seio das comunidades ou organismos que lideram.
Reproduzimos a lista de nomeações feitas por D. Ilídio, que produzirão efeitos a partir do mês de Setembro, início do novo ano pastoral:
Pe. João Luís Leão Zuzarte – irá para Roma, estudar Pastoral Familiar.
Pe. Jorge Alberto da Silva Seixas – irá para a Equipa Formadora do Seminário Interdiocesano, em Braga.
Pe. João Dinis Lopes de Figueiredo – Por razões de idade pediu a exoneração da missão de pároco. O bispo pede-lhe que seja o Vigário Episcopal para o acompanhamento dos sacerdotes mais idosos. Será membro do Conselho Presbiteral.
Pe. Nuno Filipe Sousa Santos – ano sabático para experiência e formação pastoral.
Pe. António Gonçalves da Cunha – ano sabático para descanso e tratamento da saúde.
Missões nos Arciprestados:
1. Beira Alta
Pe. Manuel António da Rocha Fontes Santos, Pe. António Edson Bantim Oliveira e Pe. Paulo Jorge Figueiredo Domingues. Assumem, in solidum, a Unidade Pastoral constituída pelas paróquias de Mangualde, Cunha Alta, Cunha Baixa, Freixiosa, Mesquitela e Quintela de Azurara. Será Moderador o Pe. Manuel António.
Pe. Paulo Alexandre Albuquerque Gouveia. Assume as paróquias de Abrunhosa-a-Velha, Chãs de Tavares, S. João da Fresta, Travanca de Tavares e Várzea de Tavares.
Pe. Nuno Miguel Henriques Azevedo. Deixa a paróquia de Fragosela e assume a paróquia de Espinho, mantendo Alcafache e Lobelhe.

2. Arciprestado de Besteiros
– Pe. João Pedro Ferreira Cardoso. Assume a paróquia de Canas de Santa Maria. Mantém-se pároco de Lobão da Beira e de Tonda.
– Pe. António Carlos Carvalho da Silva. Assume a paróquia de Parada de Gonta. Mantém-se pároco de Sabugosa e de S. Miguel de Outeiro.

3. Arciprestado de Dão
Pe. Jorge Miguel Tavares Gomes e Pe. André Maurício Horta Reis da Silva. Párocos, “in solidum”, de Aguiar da Beira, Coruche, Dornelas, Forninhos, Gradiz, Matança, Penaverde, Pinheiro de Aguiar, Queiriz, Sequeiros e Souto de Aguiar. É Moderador o Pe. Jorge Miguel.
Pe. Eurico José Pereira Teixeira de Sousa. Assume as paróquias de Rio de Moinhos e de S. Miguel de Vila Boa.
Pe. José Cardoso de Almeida e Pe. João Martins Marques. Párocos, “in solidum”, de Águas Boas e de Forles, sendo Moderador o Pe. José Cardoso. Como pároco e vigário paroquial, mantêm Mioma e Sátão.

4. Arciprestado de Lafões
– Pe. José Júlio Maria de Almeida. Assume as paróquias de Candal, S. Cristóvão e Santa Cruz da Trapa. Assume “in solidum” com o Pe. Miguel Rodrigues Pereira, a paróquia de Carvalhais. Moderador – Pe. Miguel.
Pe. Paulo Jorge Pereira Vicente. Assume, “in solidum” com o Pe. Manuel Gonçalves Fernandes, as paróquias de Arcozelo das Maias, Ribeiradio e Sejães. Moderador – Pe. Manuel Fernandes.

5. Arciprestado de Viseu Rural
– Pe. José Francisco Cardoso Caldeira e Pe. Lúcio Manuel Oliveira da Cunha Marques. Assumem, “in solidum”, as paróquias de Couto de Baixo e de Couto de Cima, mantendo, cada um dos dois, as paróquias de que são párocos. Moderador – Pe. José Caldeira.
6. Arciprestado Urbano
Pe. Miguel de Abreu. Assume a paróquia de Fragosela. Proporcionará, com os párocos de proximidade, a que se constitua uma Unidade Pastoral com as paróquias vizinhas.
Pe. António Henrique Ribeiro de Sousa. Assume a paróquia de Campo de Madalena, continuando com a de Abraveses. Colaboram, com o Pe. António Sousa, o Pe. Abel Ferreira Rodrigues e o Pe. António Jorge dos Santos Almeida.

NB.: O início da nova atividade para que cada um foi nomeado terá lugar durante o mês de Setembro. Cada um dialogará com o pároco, seu antecessor e com o arcipreste, marcando a “Tomada de Posse”.
VISEU, 25 de Julho de 2017
Bispo Ilídio Pinto Leandro