Quanto a ti, vem e segue-me.
Este foi o lema que orientou a decisão da Neuza Francisco, uma jovem de 26 anos, de Rio de Loba, que, no passado domingo, dia 16, foi enviada em Missão, pelo Sr. Bispo, D. Ilídio, durante a Eucaristia dominical daquela comunidade. Além do Bispo, do pároco, do superior Provincial dos Combonianos, P. José Vieira, do responsável pela Casa de Viseu, P. Francisco Medeiros e da comunidade Paroquial que enchia a ampla igreja, participou um grupo de leigos missionários combonianos, vindos de diversos lugares do país, os responsáveis nacionais e um casal de Granada, Espanha, que acompanhou a Neuza na parte final da sua formação.
A Neuza sentia, há uns anos a esta parte, que Jesus lhe pedia algo mais do que o habitual exercício de uma qualquer profissão – ela é licenciada em comunicação social com post-graduação- como tantos outros jovens.
Por isso, atenta à voz interior do Espírito, de ouvido e coração, e deixando-se interpretar no íntimo de si mesma pela Palavra interpelante de Jesus que continua a chamar, ela foi-se preparando gradualmente ao longo de alguns anos, inserida nos Leigos Missionários Combinianos, para a Missão de anunciar Jesus Cristo noutros paragens, mais ao largo.
No Perú, país da América Latina, do “outro lado do mundo”, nas periferias da grande cidade de Arekipa, com mais de um milhão de habitantes, ela irá, em princípio de Agosto, com outra jovem portuguesa viver e fazer missão. Levará não só a mensagem evangélica ensinada, adoutrinada, mas, sobretudo pelo testemunho de vida entregue aos mais desfavorecidos e frágeis – e ali são muitos! – com uma tarefa bem concreta, seguindo e apoiando crianças, jovens e adultos desfavorecidos, fará missão em acto, ocupando-se de tarefas na promoção humana, social, cultural e espiritual.
Com regularidade, ela enviará o seu testemunho, que, cremos, será de estímulo aos que ficam, a uma vivência mais aprofundada do discipulado missionário a que todos pelo baptismo somos, afinal, chamados.
Coragem Neuza, estamos unidos não só pela oração, mas pelo desejo incessante de viver e transmitir a alegria de sermos cristão, sempre em missão.

G.I./J.B.:P. José Henrique