Obras puseram a descoberto inscrição, dando conta da existência de uma capela do séc. XVI na Abadia.

As obras de restauro e conservação da Igreja de S. Pedro na Abadia de Espinho, em Mangualde foram inauguradas a 30 de julho, na presença do Pároco, Padre João Leão, do presidente da Câmara de Mangualde, João Azevedo e do presidente da junta, António Monteiro. Da cerimónia fez parte uma eucaristia presidida pelo Pároco e concelebrada pelo Padre António Santiago, daí natural.
A requalificação concretizou-se através de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Mangualde e da Paróquia de Espinho. As obras decorreram ao longo de cerca de dois meses e meio, e visaram o restauro e conservação das paredes do interior, assim como a melhoria da iluminação em toda a igreja.
Durante os trabalhos, foi descoberta uma inscrição, dando conta da existência de uma capela do século XVI na Abadia. “As obras de restauro revelaram assim uma importante descoberta para a história da região e de elevado interesse arqueológico”, considerou a autarquia numa nota à imprensa.
G.I./J.B.:EA