Pontífice enviou mensagem a jovens da Europa e países do Mediterrâneo reunidos em Itália.
O Papa Francisco encoraja a ver nos “irmãos e irmãs migrantes” uma oportunidade de “crescimento humano, de encontro e de diálogo”, os jovens e a comunidade cristã italiana de Leuca que acolhe um encontro de países do Mediterrâneo.
“Encorajo a considerar a presença de tantos irmãos e irmãs migrantes como uma oportunidade de crescimento humano, de encontro e de diálogo”, lê-se na mensagem enviada à comunidade cristã de Leuca, aos jovens de vários países do Mediterrâneo e às pessoas de boa vontade.
O Papa Francisco realça que os migrantes são também uma oportunidade para “anunciar e testemunhar o Evangelho da caridade”.
A Rádio Vaticano informa que são “centenas de jovens” de vários países europeus e do Mediterrâneo, “culturas e orientações religiosas diferentes” que estão reunidos para quatro dias de reflexão, na cidade de Leuca, no extremo sul do país, onde ‘termina a Itália’.
O encontro anual nesta edição está a debater especificamente a fraternidade e a cooperação, com o tema ‘Mediterrâneo: um porto de fraternidade’.
“Que o significativo evento suscite um compromisso cada vez mais generoso em favorecer a cultura de acolhimento e da solidariedade, promovendo a paz e a fraternidade entre os povos”, acrescenta Francisco.
Na mensagem, enviada ao bispo de Ugento e S. Maria di Leuca, D. Vito Angiuli, o Papa concede a sua Bênção Apostólica e incentiva ainda os participantes a continuarem com “generosidade no caminho do bem”.
Segundo o programa do encontro esta noite os jovens realizaram uma peregrinação entre o túmulo do bispo de Molfetta, D. Tonino Bello – falecido em 1993 e com a causa de beatificação em curso, e a Basílica Santuário de Santa Maria di Leuca.
Diversas instituições e entidades participam no encontro – Conferência Episcopal Italiana, Pax Christi, Migrantes, Caritas Italiana – e a Comunidade de Santo Egídio com o testemunho dos seus ‘corredores humanitários’ para ajudar quem foge da guerra.
A emissora católica adianta que no final vai ser apresentada a ‘Carta de Leuca’, um documento síntese das diversas culturas, sensibilidades e crenças religiosas que vai ser um apelo a políticos e governos para que construam um futuro de paz, como D. Tonino Bello.
G.I./Ecclesia:CB

CategoryIgreja, Papa, Pastoral