Papa visita país sul-americano entre os dias 6 e 11 de setembro

O Papa vai visitar a Colômbia entre os dias 6 e 11 de setembro, e uma das iniciativas programadas, na região de Villavicencio, vai envolver a luta contra a violência praticada contra as mulheres.

De acordo com a Rádio Vaticano, “cerca de cinco mil mulheres vestidas de cor de laranja vão acolher Francisco e chamar a atenção para a violência contra as mulheres”.

Um evento que partiu de “trinta organizações femininas da cidade que elaboraram um manifesto intitulado – Nós mulheres de Villavicencio e do mundo, damos o primeiro passo para uma vida livre de violência”.

“O objetivo é chamar a atenção para o tema, para que o Papa Francisco seja um aliado na luta contra a violência contra mulheres e que de Villavicencio promova o respeito pelos direitos da população feminina”, explica Nancy Gómez Ramos, porta-voz da associação ‘El Meta com mirada de Mujer’.

A ida do Papa argentino à Colômbia acontece numa altura em que este país sul-americano está a procurar entrar definitivamente numa era de paz, depois de mais de 50 anos de uma guerra civil que causou centenas de milhares de mortos.

Um dos primeiros passos foi alcançado com o acordo de paz entre o Governo de Juan Manuel Santos e o grupo guerrilheiro FARC – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

Esta iniciativa de acolhimento ao Papa em Villavicencio pretende também “destacar o papel significativo que as mulheres estão e podem vir a desempenhar no pós-conflito colombiano”, frisa Jenny Johanna Parra Cruz, delegada feminina da “Comuna Tres”, de Villavicencio.

O Papa sai de Roma no dia 6 de setembro, às 11h00, e chega ao aeroporto de Bogotá às 16h30, onde decorre a cerimónia de boas-vindas.

Dia 7, quinta-feira, Francisco encontra-se com as autoridades locais na Praça das Armas da Casa de Nariño, a que se segue a visita de cortesia ao Presidente da Colômbia, na mesma casa, depois a catedral e encontra-se com o episcopado do país no Palácio Cardinalício; de tarde, o Papa vai estar com a Comissão de Coordenação da Conselho Episcopal Latino-Americano e preside à Missa no Parque Simón Bolívar.

Na sexta-feira, o Papa deixa Bogotá e desloca-se para Villavicencio e inicia o dia com uma Eucaristia na esplanada CATAMA; de tarde, participa no “Encontro de Oração para a Reconciliação Nacional” no Parque Las Malocas e visita a “Cruz da Reconciliação”, no Parque dos Fundadores, regressando depois à capital.

Sábado, dia 9 de setembro, o Papa visita Medellín, celebra Missa na no aeroporto Enrique Olaya Herrera, encontra-se no “Hogar San José” e desloca-se ao Estádio La Macarena para se encontrar com os sacerdotes, religiosas e religiosos, seminaristas e as suas famílias.

No domingo, último dia de presença na Colômbia, Francisco desloca-se para Cartagena da Índias, benze a primeira pedra das casas para os sem abrigo da Fundação Talitha Qum, recita a oração do Ângelus e visita a Casa Santuário de São Pedro Claver; depois, de tarde, preside à Missa no Porto de Contecar, antes da cerimónia da despedida, no aeroporto de Cartagena.

O Papa parte para Roma pelas 19h00 do dia 10, domingo, e tem chegada prevista à capital italiana pelas 12h40 de segunda-feira, dia 11 de setembro.

Francisco vai ser o terceiro pontífice a visitar a Colômbia, depois do Papa Paulo VI, em 1968, e de São João Paulo II, em 1986.

G.I./Ecclesia:JCP

CategoryPapa