Organização católica explica iniciativa com «a situação dramática que se vive em todo o país»

A Cáritas Portuguesa reabriu a conta solidária ‘Cáritas com Portugal abraça vítimas dos incêndios’, no sentido de responder às solicitações de ajuda que estão a surgir em todo o país, nas regiões mais afetadas pelas chamas.

“A situação dramática que se vive em todo o país tem levado a que a Cáritas esteja a receber muitos pedidos de apoio, continuando a crescer o número de famílias vulneráveis que estão a perder a sua primeira habitação, na sequência dos vários incêndios que têm devastado grande parte do território nacional”, realça a organização católica, num comunicado divulgado através da internet.

No que diz respeito à conta em causa, ela tinha sido aberta em junho deste ano, na sequência do incêndio que teve origem em Pedrogão Grande e que causou 64 mortos e mais de 200 feridos, e que atingiu vários concelhos da região centro do país.

Graças à “solidariedade dos portugueses”, a Cáritas Portuguesa conseguiu reunir cerca de 1 milhão e 800 mil euros com esta conta, que tinha sido entretanto fechada.

Desse montante, “1 milhão e 300 mil euros estão destinados à Cáritas Diocesana de Coimbra que está a trabalhar na reconstrução de 40 habitações: 15 em Pedrógão Grande, 20 em Castanheira de Pera, 3 na Sertã, 1 em Figueiró dos Vinhos e 1 na Pampilhosa da Serra”.

Outros cerca de 442 mil eutos “estão direcionados para a Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco”.

Nesta região, “para além da reconstrução das 8 habitações e aquisição de equipamento para 2 empresas, no concelho de Mação, existem novas situações”, realça o presidente da Cáritas local.

A reconstrução de três casas em Vila de Rei, “ainda sem estimativa de custos”, de duas habitações em Abrantes, “1 estimada em 152.212,50 euros ; outra em 46.063,50 euros; de uma casa em Gavião, obra “estimada em 20 mil euros”; e outra casa em Vila Velha de Ródão, “orçada em 35 mil euros”.

De acordo com as indicações de Elicídio Bilé, há ainda a registar a necessidade de reconstruir outras duas casas na região de Oleiros, “de primeira habitação”.

No início do verão, a Cáritas Portuguesa disponibilizou também 200 mil euros para o apoio à reconstrução das casas das populações vítimas dos incêndios, a que agora foram somados mais 100 mil euros do seu fundo de emergência nacional.

“Contudo, este montante não é suficiente para cobrir as necessidades atuais, pelo que a direção da Cáritas Portuguesa decidiu relançar a campanha de apoio às vítimas dos incêndios, procurando, com a solidariedade de todos os portugueses, devolver a esperança às populações mais afetada”, pode ler-se

Os donativos podem ser feitos através da conta – “Cáritas Com Portugal Abraça Vítimas dos Incêndios”, com o número PT50 0035 0001 0020 0000 7305 4, ou através do multibanco, nas Transferências e Débitos diretos – Ser Solidário – Cáritas Portuguesa.

G.I./Ecclesia:JCP

CategoryIgreja, Pastoral