Amanhã, dia 01 de setembro vai ter lugar o terceiro Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Terra e os seus recursos.
O Papa antecipou ontem o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado pela Criação, que vai ter lugar esta sexta-feira, dia 01 de setembro, e pediu que “todos assumam uma postura respeitosa e responsável perante a Criação”.
No final da audiência pública com os peregrinos, ontem, na Praça de São Pedro, Francisco frisou a importância de “escutar o grito da Terra” e deixou uma mensagem à comunidade internacional, “a todos os que ocupam lugares de influência”.
Para que não deixem de “ouvir os apelos dos pobres, que são os que mais sofrem com os desequilíbrios ecológicos”.
No dia 1 de setembro, será publicada uma mensagem do Papa argentino sobre este tema, feita em conjunto com o patriarca ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I.
O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado pela Criação foi instituído por Francisco em 2015, como apelo à união dos cristãos face à crise ecológica mundial.
A data de 1 de setembro foi escolhida para coincidir com a comemoração que já era feita pela Igreja Ortodoxa.
Na altura, o Papa argentino fez votos de que esta iniciativa possa dar a oportunidade às comunidades cristãs de “renovarem a adesão pessoal à vocação de protetores da Criação”.
Nesse mesmo ano de 2015, mas meses antes, em junho, Francisco publicou uma encíclica totalmente dedicada ao tema da ecologia, intitulada “Laudato si – Sobre o cuidado pela Casa Comum”.
Um documento onde frisa por exemplo que “as mudanças climáticas são um problema global com graves implicações ambientais, sociais, económicas, distributivas e políticas”.
Uma questão que tem de ser encarada como “um dos principais desafios para a humanidade”, aponta o Papa.
G.I./Ecclesia:JCP

CategoryIgreja, Papa, Pastoral