Encontro decorre no Porto, com cerca de 60 participantes.
Os formadores dos seminários em Portugal vão debater no Porto o novo documento do Vaticano sobre a preparação dos sacerdotes católicos, num encontro que decorre entre hoje e quinta-feira.
A Congregação para o Clero (Santa Sé) publicou em dezembro de 2016 o decreto orientador para a formação de futuros padres, na qual é sublinhada a importância da “formação integral” e da maturidade psíquica, sexual e afetiva.
Cerca de 60 participantes vão agora refletir sobre estas orientações, na Casa Diocesana de Vilar, numa iniciativa da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM), presidida por D. António Augusto Azevedo, bispo auxiliar do Porto.
A formação anual espera “contribuir para uma primeira abordagem nacional deste importante documento”, refere o secretário da CEVM, padre José Alfredo, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Entre os oradores convidados estão D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa; D. António Couto, bispo de Lamego; o padre Adelino Ascenso, missionário da Boa Nova; o padre Carlos Carneiro, jesuíta; e o padre Luís Marinho, assistente do CNE.
“O encontro serve ainda para um conhecimento mútuo das várias equipas formadoras, algumas delas reorganizadas pelas recentes nomeações diocesanas, além da parte cultural e litúrgica sempre bem vincadas nestes encontros”, acrescenta o comunicado da organização.
A ‘Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis´ foi atualizada 46 anos depois, procurando unir, segundo a Santa Sé, de “modo equilibrado as dimensões humana, espiritual, intelectual e pastoral, através de um caminho pedagógico gradual e personalizado”.
O novo decreto, intitulado ‘O dom da vocação presbiteral’, de mais de 80 páginas, está disponível na internet.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryBispo