Papa Francisco enviou mensagem ao povo colombiano, que procura superar feridas da guerra.
O Papa Francisco enviou uma mensagem à população da Colômbia, país que vai visitar a partir desta quarta-feira, apresentando a paz e a reconciliação como prioridades.
“O mundo de hoje tem necessidade de construtores de paz e de diálogo. Também a Igreja está chamada a esta tarefa, a promover a reconciliação com o Senhor e os irmãos, bem como a reconciliação com o meio ambiente, que é criação de Deus e que estamos a explorar de forma selvagem”, referiu.
A intervenção, em vídeo, antecede a 20ª viagem internacional do pontificado, na qual o Papa vai percorrer mais de 20 mil quilómetros para encorajar o processo de paz que procura colocar um ponto final a mais de 50 anos de guerra civil.
“Irei como peregrino de esperança e de paz para celebrar convosco a fé em Nosso Senhor e também para aprender com a sua caridade e perseverança na busca da paz e da harmonia”, refere Francisco.
O Papa agradece antecipadamente ao presidente colombiano, aos bispos do país e a todos que trabalharam para esta visita se realize.
A intervenção cita também o lema da viagem, ‘Demos primeiro passo”, sublinhando importância de ir ao encontro do outro, estender a mão e trocar gestos de paz.
“A paz é o que a Colômbia procura há muito tempo e trabalha para a conseguir. Uma paz estável, duradoura, para que possamos ver-nos e tratar-nos como irmãos, não como inimigos. A paz recorda-nos que somos todos filhos do mesmo Pai que nos ama e nos conforta”, defende.
O primeiro pontífice sul-americano declara-se “honrado” por visitar a Colômbia, “terra rica de história, cultura, fé”, onde homens e mulheres “trabalharam com determinação e perseverança” para a transformar num “local em que reine a harmonia e a fraternidade, em que o Evangelho é conhecido e amado”.
“Abraço-vos com afeto e peço ao Senhor que vos abençoe, que proteja o país e lhe conceda a paz. E peço à Nossa Mãe, a Virgem Santa, que cuide de vós. Não se esqueçam de rezar por mim. Obrigado e até logo”, conclui.
A viagem prevê 13 intervenções do Papa, incluindo encontros com autoridades civis e religiosas, além de um grande encontro de oração pela reconciliação e das beatificações de D. Jesús Emilio Jaramillo Monsalve, bispo colombiano assassinado por guerrilheiros em outubro de 1989, e do padre Pedro Maria Ramírez Ramos, morto a 10 de abril de 1948.
Francisco vai presidir a três Missas e passar pelas cidades de Bogotá, Villavicêncio, Medellín e Cartagena.
A viagem de regresso a Roma começa na tarde de domingo, estando a chegada à capital italiana prevista para as 12h40 (menos uma em Lisboa) de segunda-feira.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral