Peregrinação Jubilar insere-se nas celebrações do Centenário das Aparições.
O Santuário de Fátima vai acolher no dia 16 de setembro a Peregrinação Jubilar das Bandas Filarmónicas, com a presença prevista de 1750 músicos, anunciou a instituição em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A iniciativa inserida nas celebrações do Centenário das Aparições de Fátima vai trazer cerca de 40 bandas filarmónicas à Cova da Iria, oriundas de 16 dioceses de Portugal.
Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, o padre Joaquim Ganhão, coordenador da peregrinação, desafia todos os peregrinos a “virem cantar as maravilhas de Deus”, neste ano que tem sido vivido com um “grande Magnificat”.
“As bandas filarmónicas têm no nosso país uma missão e um lugar muito significativo de missão com a Igreja e sobretudo com a piedade mariana. Muitas das festas que de norte a sul acontecem são festas dedicadas a Nossa Senhora e muitas dessas bandas participam nessas procissões e ainda tocam nas igrejas e missas”, explicou o sacerdote.
Segundo o coordenador, “será um dia atípico naquilo que é a normal vivência do Santuário de Fátima, o que mostra o interesse e a atenção para com esta peregrinação”.
No período da manhã, vão decorrer desfiles fora do Santuário, em dois pontos distintos, dos quais partirão as bandas: Rotunda da Rodoviária Nacional e Rotunda de Santo António, a norte e a sul, respetivamente.
“Esta iniciativa vai encher a cidade de música ao longo de toda a manhã, expressão de que este Centenário tem sido vivido em festa, não só em Fátima, mas na Igreja e no Santuário. Um dos objetivos era levar a expressão sonora além dos limites do Santuário”, precisou o padre Joaquim Ganhão.
Os desfiles culminarão na Capelinha das Aparições, onde cada banda fará a sua saudação individual.
Às 12h00 haverá uma saudação conjunta na Capelinha das Aparições, com três músicas: “Bendizemos o teu nome”, “Sobre os braços da Azinheira” e o refrão do “Hino do Centenário”, adianta a nota do Santuário de Fátima.
A Eucaristia da peregrinação tem início previsto para as 15h00, no Recinto de Oração.
Durante a celebração vai soar a marcha ‘Fátima’, da autoria do capitão Amílcar Morais, em estreia por esta ocasião.
Em nota explicativa, o autor realça que “a mensagem de Fátima traz não só a mensagem da alegria e convite à conversão, mas é também um desafio da fé vivida e testemunhada”.
Segundo o padre Vítor Coutinho, coordenador da Comissão Organizadora do Centenário das Aparições de Fátima, “pareceu ao Santuário de Fátima que seria significativo convidar para uma peregrinação jubilar todas as bandas filarmónicas” do país.
“As bandas filarmónicas são instituições com uma história exemplar de serviço à comunidade, de ensino da música e de participação na vida de muitas paróquias, nomeadamente nas festas e celebrações religiosas”, prosseguiu, em declarações à sala de imprensa do santuário.
O programa inclui um momento de congregação de bandas filarmónicas, no local onde há 100 anos a Virgem Maria apareceu aos Pastorinhos.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryFátima, Igreja, Pastoral