Depois das cirurgias a que foi submetido, D. Ilídio sente que o processo de recuperação, sendo lento, dificultará a possibilidade de exercer as suas funções com a plenitude que as responsabilidades episcopais exigem.
Por isso, solicitou ao Papa a renúncia ao cargo de Bispo da Diocese de Viseu, pedido que, ao ser acolhido, desencadeia o processo de consultas para a escolha do novo Bispo. Terminado o mesmo, a Santa Sé anuncia, pelos canais oficiais, a aceitação da renúncia e a pessoa escolhida para suceder nas funções episcopais.
Está previsto, para a tarde desta quinta-feira, um comunicado a distribuir à comunicação social sobre este acontecimento.

D. Ilídio foi nomeado Bispo pelo Papa Bento XVI e ordenado, na Catedral de Viseu, no dia 23 de Julho de 2006, sucedendo a D. António Marto.
O Código de Direito Canónico (cânone 401) pede que o Bispo, ao atingir os 75 anos idade apresente ao Papa a renúncia às responsabilidades episcopais. Pede também que o faça se, por doença, ou outra causa grave, sentir diminuída a sua capacidade de desempenho.
Foi o caso de D. Ilídio que, tendo apenas 66 anos, mas sentindo a sua saúde debilitada, solicitou ao Papa Francisco que o dispensasse do encargo de conduzir a Igreja de Viseu.
Nascido a 4 de Dezembro de 1950, em Rio de Mel (S. Pedro do Sul), frequentou os Seminários da Diocese de Viseu e foi ordenado sacerdote a 25 de Dezembro de 1973.

G.I.