Sismo no centro do país já provocou mais de 200 mortes.
O Papa rezou hoje no Vaticano pelas vítimas do «terrível terramoto» que assolou o México esta terça-feira.
“[O sismo] causou numerosas vítimas e danos materiais. Neste momento de dor, quero manifestar a minha proximidade e oração a toda a querida população”, disse, perante milhares de peregrinos, incluindo vários mexicanos, reunidos na Praça de São Pedro, para a audiência geral.
Várias equipas de salvamento e voluntários procuram sobreviventes nos escombros dos edifícios que ruíram na sequência do tremor de terra, que já provocou mais de 240 mortes.
“Elevemos todos juntos a nossa oração a Deus para que acolha no seu seio os que perderam a vida, conforte os feridos, os seus familiares e todos os atingidos”, pediu o Papa Francisco, na sua audiência pública semanal.
O pontífice rezou por todos os que estão envolvidos nas operações de socorro e dirigiu a sua oração à Virgem de Guadalupe, para que “com muita ternura, esteja junto da querida nação mexicana”.
A Conferência Episcopal do México (CEM) também manifestou o seu pesar pelas vítimas do sismo que atingiu o país.
Os bispos católicos reagiram em comunicado após o terramoto de magnitude 7,1 na escala de Richter que abalou o centro do México, provocando numerosas vítimas e elevados danos materiais, face ao desabamento de vários edifícios.
A CEM elogia a “solidariedade” do povo mexicano, que formou “cadeias de vida” para procurar resgatar pessoas entre os escombros e reagir perante a calamidade.
As autoridades informaram que, na sequência do abalo sísmico, 45 edifícios ruíram, temendo-se que haja pessoas sob os escombros.
“Hoje, mais do que nunca, convidamos o Povo de Deus, a unir-se à solidariedade pelos nossos irmãos que estão a sofrer com as várias calamidades que atingiram o país”, escrevem os bispos católicos do México.
A Igreja Católica adianta estar em “coordenação” com vários grupos e organismos de solidariedade para promover uma resposta à tragédia.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral