Programa do evento inclui uma mostra multimédia.
As jornadas nacionais de Comunicação Social, que vão decorrer nos dias 28 e 29 de setembro em Lisboa, com o tema ‘Comunicação: Criatividade e Partilha’, darão especial relevo à divulgação de “novos projetos editoriais e tecnológicos”.
Em destaque estará uma “mostra multimédia” onde os vários órgãos de comunicação da Igreja Católica inscritos no certame, vindos das várias dioceses do país, poderão dar a conhecer ao público os “recursos” que têm à disposição.
O secretário da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais, Paulo Rocha, realça que a proposta deste ano é “que se apresentem aplicações para as plataformas móveis e presenças nas redes sociais, com as ferramentas associadas”.
Todos os órgãos interessados poderão fazê-lo com recurso a “um espaço de exposição” que será disponibilizado durante as jornadas.
“Propomos que a exposição se concretize com o recurso a dispositivos móveis ou, se de todo for necessário, a um computador, para que consigamos distribuir o espaço disponível pelos interessamos nesta mostra”, refere Paulo Rocha.
Quem quiser poderá ainda, mediante inscrição prévia junto da organização, fazer uma breve “apresentação” dos seus recursos (máximo cinco minutos) no “plenário das jornadas”.
Para participar na Mostra Multimédia basta manifestar esse interesse pelo mail secretariado@ecclesia.pt e fazer a inscrição para as jornadas em www.ecclesia.pt/jornadas2017.
Promovidas pela Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, as jornadas nacionais de Comunicação Social, da Igreja Católica em Portugal, pretendem ser um espaço de “partilha de competências” entre todos os agentes do setor, sobretudo relacionadas com o atual ambiente tecnológico, dos dispositivos móveis às redes sociais.
O programa preparado para este ano pretende ser um reflexo desse objetivo, com painéis que percorrem temas como ‘Informar no ambiente das redes sociais’, as novas ‘linguagens multimédia’ e a ‘escrita criativa’.
Destaque para a participação de oradores como José Manuel Fernandes e Eduardo André, do ‘Observador’; Maria João Cunha, da Renascença Multimédia; e ainda a escritora Margarida Fonseca Santos.
A abertura das jornadas, no dia 28 de setembro às 14h30, estará a cargo de D. João Lavrador, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, e do padre Américo Aguiar, diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.
A iniciativa vai decorrer em Lisboa, no Auditório da Renascença Multimédia, junto à nova sede da Conferência Episcopal Portuguesa, na Quinta do Bom Pastor, em Benfica.
G.I./Ecclesia:JCP

CategoryBispo