Bispo Emérito de Setúbal nasceu em Leça do Balio, território da autarquia a que se manteve sempre ligado.
A Câmara Municipal de Matosinhos decretou hoje três dias de luto municipal em homenagem ao falecido bispo emérito de Setúbal, D. Manuel Martins, natural de Leça do Bailo, território da autarquia.
“A Câmara Municipal de Matosinhos lamenta profundamente o falecimento de D. Manuel Martins, nascido e criado em Leça do Balio e para onde regressou após 23 anos a exercer funções como Bispo de Setúbal, endereçando as mais sentidas condolências a toda a família, amigos, e a toda a comunidade matosinhense pela triste perda de um dos mais ilustres filhos da terra”, assinala um comunicado publicado na página do município.
O prelado faleceu esta tarde, aos 90 anos, no Distrito do Porto, acompanhado pelos seus familiares, anunciou a Diocese de Setúbal.
D. Manuel da Silva Martins nasceu em Leça do Balio, Concelho de Matosinhos, em 20 de janeiro de 1927; depois de ter frequentado a escola primária da sua terra natal, fez os seus estudos nos Seminários do Porto e na Universidade Gregoriana, em Roma.
Começou a sua atividade como professor de Direito Canónico no Seminário Maior do Porto, de que foi vice-reitor.
De 1960 a 1969, durante o exílio de D. António Ferreira Gomes, bispo do Porto, foi pároco de Cedofeita.
“Para além de uma atividade pastoral intensa, aí promoveu a construção de nova igreja (completada pelo seu sucessor) e a ‘Arca de Noé’, para fins sociais e culturais. Recuperou ainda para o património paroquial a Creche de Cedofeita. Fundou também o jornal paroquial Alleluia e manteve por largo tempo um programa radiofónico semanal nos Emissores do Norte Reunidos”, recorda o município de Matosinhos.
Em 1969, quando D. António Ferreira Gomes regressou do exílio, foi reconduzido no cargo de professor do Seminário e nomeado vigário-geral da Diocese do Porto.
Em julho de 1975, foi nomeado pelo Papa Paulo VI como primeiro bispo de Setúbal, tendo a sua ordenação episcopal sido celebrada a 26 de outubro desse mesmo ano.
“Com uma presença muito ativa, desenvolveu a sua ação pastoral até 24 de abril de 1998, numa constante preocupação pela defesa dos mais carentes e marginalizados”, refere a nota da Câmara Municipal de Matosinhos.
Após a renúncia ao cargo de bispo de Setúbal, o prelado regressou à sua terra natal, Leça do Balio, “continuando a percorrer o País em intervenções na área do social, realizando conferências e ações de orientação para o clero”.
A Câmara Municipal de Matosinhos atribuiu a D. Manuel Martins a Medalha de Honra da autarquia (Dourada) e o Titulo de Cidadão de Matosinhos, em maio de 1993; no ano 2000, o município homenageou o bispo emérito de Setúbal com a colocação de um busto de bronze e granito, da autoria de Anabela Paiva, junto ao Mosteiro de Leça do Balio.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Pastoral