Os diáconos permanentes da nossa diocese tiveram hoje, no Seminário de Nossa Senhora da Esperança, o seu primeiro encontro deste ano pastoral.
Iniciando com a Hora Intermédia, na Capela, a Leitura e Meditação centrou-se na Nota Pastoral de D. Ilídio sobre a Família, que introduziu o Plano Pastoral Diocesano.
Depois do café, os trabalhos prosseguiram com uma partilha de testemunhos sobre o exercício do diaconado, junto das comunidades, em colaboração com os sacerdotes.
Decorridos cinco anos sobre a ordenação dos primeiros diáconos permanentes, vai-se sentindo que este ministério tem vindo a ser bem acolhido pelas comunidades cristãs e que os sacerdotes também têm vindo a valorizar progressivamente a colaboração dos diáconos.
Os diáconos que ainda estão em plena actividade profissional, nomeadamente no ensino, têm mais dificuldade em encontrar disponibilidade para corresponder às necessidades das comunidades, sobretudo quando também, na família, os filhos ainda pequenos, exigem um acompanhamento mais próximo.
No caso dos que já se encontram aposentados, a disponibilidade é maior e a colaboração que prestam permite melhorar a resposta às necessidades pastorais das comunidades cristãs onde estão inseridos, ou mesmo de outras para onde são solicitados esporadicamente.
Ficou a sensação de que os diáconos encontram alegria no serviço pastoral e correspondem a uma necessidade da Igreja, na sua missão evangelizadora, esperando-se que possam surgir mais alguns, fruto da Escola Diocesana da Fé.
O encontro foi orientado pelo Cónego António Jorge, Vigário da Pastoral das Vocações e Juventude, abrindo uma reflexão interessante sobre o ministério do diaconado, enquadrada no contexto da missão evangelizadora da Igreja, concretizada junto das comunidades cristãs, que devem ser comunidades vivas, que geram, elas mesmas, a resposta à vocação do serviço aos outros, nos diferentes ministérios.
No final do encontro, D. Ilídio veio juntar-se a todos, para o almoço, tendo palavras de apreço e saudação.
Para além da elaboração do calendário de serviço nas celebrações da Catedral, foram entregues os cartões de identificação de diácono, num modelo previamente aprovado.

G.I.