Encontro marcado para 26 de outubro.
O Papa Francisco vai receber em audiência uma delegação da Universidade Católica Portuguesa (UCP), a 26 de outubro, no Vaticano, por ocasião dos 50 anos da instituição académica.
O encontro decorre no primeiro dia da peregrinação da UCP a Roma, por ocasião do seu cinquentenário, adianta a página da universidade na internet, que divulga o programa comemorativo.
A audiência está prevista para as 12h00 de Roma (menos uma em Lisboa), seguindo-se, pelas 16h00, uma sessão comemorativa na Pontifícia Universidade Gregoriana, cujo reitor é o jesuíta português padre Nuno Gonçalves.
A igreja de Santa Ana, no Vaticano, acolhe a 27 de outubro a Missa de Ação de Graças pelos 50 anos da Universidade Católica Portuguesa; às 18h30 decorre um concerto de Órgão na igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, seguido da receção oferecida pela UCP.
O Centro Regional de Braga da UCP vai associar-se às celebrações no dia 13 de outubro, com uma sessão solene na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, a partir das 14h00.
A 15 de outubro, pelas 17h00, a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, recebe o concerto comemorativo dos 100 anos das Aparições de Fátima e dos 50 anos da Universidade Católica.
Dois dias depois, o cardeal-patriarca e magno chanceler da UCP, D. Manuel Clemente, inaugura o Ciclo de Grandes Conferências ‘Futuros Globais’, em Lisboa, com uma intervenção subordinada ao tema ‘50 anos de Ciência para um Futuro Global’, a partir das 17h00.
A UCP é reconhecida pelo Estado como “instituição universitária livre, autónoma e de utilidade pública”.
A criação da Universidade Católica data de 1967 e o reconhecimento oficial de 1971.
G.I./Ecclesia:OC