Ricardo Diniz destaca «valores da fé, da paz e do amor» que estão na base desta viagem até São Salvador da Bahia.
O navegador Ricardo Diniz vai seguir viagem para o Brasil, numa jornada solitária de mais de um mês, com o objetivo de unir o Centenário das Aparições de Fátima aos 300 anos da Senhora de Aparecida.
De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o velejador tem partida marcada para dia 29 de outubro, com saída do porto de Peniche.
Mas antes de cumprir as mais de 4000 milhas náuticas que separam a costa portuguesa do ‘país irmão’, Ricardo Diniz vai ainda receber no próximo domingo no Santuário de Fátima, no final da eucaristia das 11h00, uma imagem de Nossa Senhora de Fátima.
“Logo depois seguirá a pé de Fátima até Peniche, onde a imagem ficará exposta na Igreja de São Pedro”, refere a mesma nota.
Na data da partida, “a mesma imagem irá seguir a bordo do veleiro de Ricardo Diniz, que estará coberto de flores, e será transportada à vela até Salvador da Bahia.
Uma vez chegado ao destino, “o navegador português fará a entrega da imagem às autoridades eclesiásticas locais”.
Esta ligação entre Portugal e o Brasil, ou entre o Centenário das Aparições de Fátima e os 300 anos da Senhora de Aparecida, está a ser preparada “há cerca de um ano e meio”.
No lugar dos habituais patrocínios ou logos que dão cor ao veleiro, Ricardo Diniz vai colocar “as palavras fé, paz e amor”, traduzidas também em inglês “faith, peace, love”.
“Por respeito aos valores desta missão”, que o navegador solitário considera ser “a mais importante de sempre”.
Quanto ao financiamento, os apoios estão a chegar “essencialmente” de “donativos de portugueses um pouco por todo o mundo mas também de brasileiros, que consideram esta viagem muito bonita e simbólica”, pode ler-se.
Destaque também para a comissão de honra desta iniciativa, que integra figuras como o antigo presidente da República Portuguesa, António Ramalho Eanes, o general Rocha Vieira, o selecionador de futebol Fernando Santos, a jornalista Aura Miguel, da Rádio Renascença, o apresentador de televisão Júlio Isidro, o padre Vítor Melícias e a escritora Alice Vieira.
G.I./Ecclesia:JCP

CategoryFátima, Igreja