Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Comissão Episcopal Educação Cristã quer recetividade da carta pastoral nas dioceses e comunidades.
O presidente da Comissão Episcopal Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) disse que as Jornadas Nacionais de Catequistas (JNC2017) querem valorizar este ano a “experiência pessoal de encontro com Cristo”.
Em entrevista ao portal Educris, enviada à Agência ECCLESIA, D. António Moiteiro incentiva ao empenho de “todos”, porque “sem catequistas motivados sem não há catequese”.
As jornadas nacionais de catequistas vão refletir sobre carta pastoral ‘Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo’, entre 3 a 5 de novembro, em Fátima.
D. António Moiteiro explica que o encontro ecomeça com os catequistas a terem uma “experiência pessoal de encontro com Cristo”.
“Um tempo de oração, de meditação, de confronto com a Palavra que nos é anunciada”, exemplificou, acrescentando que é um “ponto fundamental” porque a Palavra “não é letra morta” mas “uma pessoa”.
“A Palavra proclamada é Jesus Cristo”, acrescentou.
Segundo o programa, o padre Mário Rodrigues de Sousa, especialista em Sagrada Escritura e professor na Universidade de Évora, apresenta ainda a reflexão ‘“Vimos o Senhor!” (Jo 20, 25) A alegria do encontro com o ressuscitado’.
No dia seguinte, os catequistas começam com a celebração da Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. Manuel Pelino, vogal da Comissão Episcopal da Educação e Doutrina da Fé.
Depois o presidente da CEECDF vai apresentar as ‘Linhas Programáticas para a Catequese’, ou seja, as “grandes linhas” que a comissão pretende para o novo triénio.
A tarde do dia 4 e a manhã de domingo 5 de novembro são sessões de trabalho para aprofundamento e conhecimento da carta pastoral ‘Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo’ para que “todos os catequistas possam passar por todos”.
“Que seja um tempo forte de fazer com que documento chegue a todas dioceses e comunidades cristãs”, deseja D. António Moiteiro.
Os ateliês são dedicados a capítulos do documento para a Catequese e o bispo diocesano explica são sobre os ‘Lugares de encontro’ – “Igreja, Palavra, Eucaristia, Caridade, comunidade cristã” – aos ‘Mediadores’ – “comunidade, família, catequistas, padre, diácono, bispo” e aos ‘Destinatários’ – “primeira infância, adolescentes, juventude, adultos”.
“No final todos fazem esta experiência do documento e possa ser estudado e analisado pelos catequistas”, realçou o bispo de Aveiro na entrevista.
As JNC2017 são organizadas pelo Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã.
A Igreja Católica em Portugal está a celebrar, desde domingo, a Semana Nacional da Educação Cristã 2017 e a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina Fé divulgou a nota pastoral com o tema ‘A Alegria do Encontro com Jesus Cristo’.
G.I./Ecclesia:LFS/CB/OC

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: