Os Secretariados Diocesanos da Educação Cristã e da Pastoral Juvenil levaram, a cabo uma Ação de Formação conjunta para os agentes da pastoral da juventude, tendo em vista o Sínodo dos Bispos 2018.
Decorreu no Auditório da Paróquia de Coração de Jesus, com a presença de cerca de 70 participantes, a maioria professores de EMRC, mas também animadores de grupos de jovens, catequistas da adolescência e dirigentes escutistas.
O pároco, Pe. Milton Encarnação, e os diretores do Secretariado da Educação Cristã, Diácono Joaquim Cardoso, e do Secretariado da Pastoral Juvenil, Pe. Tó-Jó acolheram os participantes. D. Ilídio Leandro, ausente por motivos de saúde, enviou uma saudação especial a desejar bom trabalho.
Pretendia-se a sensibilização dos participantes para a importância de envolver os jovens no preenchimento do Inquérito sobre o Sínodo 2018, tendo o Pe. Tó-Jó a apresentação dos documentos orientadores do Sínodo e o inquérito.
Em trabalho de grupos, os participantes responderam à questão “Como suscitar nos nossos jovens (16 aos 29 anos) o interesse para responderem ao questionário, de maneira a que eles levem outros a preenche-lo? (ideias muito práticas)”.
Em plenário final ficou bem clara a importância do trabalho de continuidade que deve envolver todos os agentes da pastoral juvenil. Foi criada uma equipa de trabalho para fazer um resumo das propostas apresentadas e enviar a todos, também aos que não puderam estar presentes (professores, animadores de grupos de jovens, catequistas e dirigentes escutistas), para que possam responder ao inquérito o máximo de jovens da diocese.
Os trabalhos prolongaram-se depois apenas com os professores EMRC a lecionar na diocese, sendo apresentada a nova equipa de coordenação do Ensino Religioso e o Plano Anual de Atividades, bem como algumas estratégias de trabalho. Foram também agendadas as reuniões de trabalho para os docentes dos alunos do 2.o ciclo, do 9.o ano e do secundário.

Ficou decidida a disponibilização, em formato Word, do questionário para ser preenchido de forma acompanhada nas aulas de EMRC, nos encontros de jovens, e outras oportunidades, previamente à sua inserção on-line.
− Criar uma moldura onde, no Facebook ou noutras plataformas, os jovens possam mostrar que já preencheram o questionário.
Multiplicação de cartazes que possam ser impressos e colocados em ambientes (paroquiais, escolares e outros) onde os jovens vivem.
Os professores, animadores e catequistas procurarão incentivar o uso das redes sociais para divulgar o link do questionário, convidando cada jovem que já preencheu o questionário a apadrinhar outro jovem para que o preencha, com especial atenção aos jovens que andem mais distantes da Igreja.

Sítios onde podem atualizar a informação sobre esta temática:
− Sínodo dos Bispos 2018:
− Questionário (PT) – link direto:
― Pastoral da Juventude da Diocese de Viseu:
www.juventude.diocesedeviseu.pt
− Secretariado Diocesano da Educação Cristã (em construção):
www.sdec.diocesedeviseu.pt
― Campanha pré e pós-preenchimento:

G.I./J.B.:SDPJV