Padre António Valério destaca «oportunidade incrível» para o desenvolvimento internacional desta plataforma.
A plataforma digital de oração ‘Click to Pray’, criada pelo Apostolado de Oração em Portugal, vai ser apresentada esta terça-feira na Web Summit, em Lisboa, depois de selecionada com mais outras duzentas startups a nível mundial.
“A oportunidade de ter poucos minutos num palco como este é algo incrível”, frisa o padre António Valério, coordenador do projeto ‘Click to Pray’.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, o diretor nacional da Rede Mundial de Oração do Papa destaca a presença nesta iniciativa tecnológica mundial como mais um passo no desenvolvimento desta ferramenta, “na dimensão internacional que começa a ter”.
O responsável espera que este seja um momento de “motivação” para todos os “comunicadores católicos”, para que “percebam que é possível fazer coisas muito bem-feitas, como modo de evangelizar bem”.
“Se as ferramentas de que dispomos é a tecnologia e é o mundo digital, o estarmos nestes eventos também faz perceber que o caminho tem que ser por aqui ”, disse o sacerdote.
Criado em 2014, o projeto ‘Click to Pray’ permite aceder através da internet e em vários formatos (windows, android ou ios) a três momentos de oração diária, de manhã, à tarde e à noite.
Atualmente está integrado na Rede Mundial de Oração do Papa e conta com cerca de “620 mil utilizadores”, com uma média de “6 milhões de utilizações por semana”.
“Durante estes dias haverá muita possibilidade de contacto e de conversa, vai ser o que vai ocupar os nossos dias na Web Summit”, realçou o padre António Valério, para quem é essencial acompanhar o crescimento do ‘Click to Pray’ com a busca de “novos investidores”.
O projeto está neste momento traduzido em cinco línguas, o português, o espanhol, o inglês, o francês e o alemão, mas será em breve disponibilizado em mais três idiomas: o italiano, o chinês e o vietnamita.
“Estamos a falar de países onde a população católica também é muito grande, e por isso a aplicação apesar de estar a ser desenvolvida, a versão que tem mesmo que seja melhorada já não é adaptada à quantidade de utilizadores que provavelmente vai ter. E por isso necessita de uma tecnologia melhor”, reconheceu o sacerdote.
“Pela própria natureza do projeto acreditamos que haverá parceiros interessados em colaborar connosco”, acrescentou.
As perspetivas de acolhimento, na Web Summit, são muito favoráveis, na opinião do padre António Valério, pelas “caraterísticas” do projeto ‘Click to Pray’, “não só por ser uma plataforma internacional, de pessoas de muitas línguas diferentes, de muitas culturas”, mas também pela “mais-valia de estar associado ao Papa”.
“Temos pessoas que estão unidas por um projeto comum, de oração, que tem como linha as intenções do Papa”, que falam à Igreja Católica mas também a “não-crentes ou membros de outras tradições religiosas”, visando “melhorar o mundo”.
“Poderá haver investidores que terão interesse em ter associado à sua empresa, ao seu nome, uma iniciativa deste género. É claro que também entram depois os nossos critérios para ver até que ponto é uma parceria que nos convém. Mas o que estamos muito alinhados é em querer melhorar e em servir melhor os nossos utilizadores”, complementou.
A plataforma ‘Click to Pray’ marca presença na Web Summit 2017 juntamente com mais cerca de duas mil startups de todo o mundo, e foi escolhida para integrar uma lista reduzida de 200 projetos a apresentar durante o evento tecnológico, a decorrer em Lisboa.
No caso da aplicação católica portuguesa, a apresentação vai decorrer no stand A154, na área Advertising, Content & Media da FIL e Altice Arena (antigo Meo Arena).
A edição deste ano da Web Summit conta com o Grupo Renascença Multimédia como rádio oficial.
G.I./Ecclesia:PR/JCP

CategoryIgreja, Pastoral