Bispo fala em momento de «discernimento» e espera decisões «em consciência», após notícias que envolvem pároco do Monte.
A Diocese do Funchal reagiu em comunicado a notícias que envolvem o pároco do Monte, por este ter alegadamente sido pai de uma criança, considerando que a Igreja Católica rejeita qualquer tipo de “vida dupla”.
“Trata-se de um contratestemunho daquela que deve ser a vida de qualquer sacerdote. A Igreja é um espaço de misericórdia e Deus perdoa tudo, mas não pode admitir uma vida dupla”, assinala a nota enviada hoje à Agência ECCLESIA pelo Gabinete de Informação da diocese.
A mesma posição foi assumida este domingo pelo bispo do Funchal, D. António Carrilho, em declarações aos jornalistas.
“O que a Igreja não aceita, evidentemente, é uma vida dupla”, assinalou o prelado, considerando que o sacerdote envolvido nesta situação vai, “em consciência”, fazer um “discernimento” e “assumir as suas responsabilidades”.
“Quem assume o celibato, é evidente que o assume livremente”, acrescentou, falando depois de ter presidido à Missa na Paróquia do Livramento, Funchal, com Crisma de um grupo de jovens.
O comunicado da Diocese do Funchal fala em “tristeza” perante as recentes notícias sobre a vida do padre Giselo Andrade.
“A Diocese está a acompanhar a situação, no respeito pela delicadeza do caso, da dignidade das pessoas e das consequências que as mesmas têm na própria paróquia e nas restantes comunidades cristãs”, realça a nota oficial.
A Igreja Católica no Funchal não pondera, de momento, a abertura de qualquer processo, procurando o “acompanhamento pastoral e o discernimento” da situação.
“Caberá ao próprio sacerdote, discernir em diálogo com o bispo, se pretende continuar a exercer o ministério sacerdotal segundo as exigências e normas da Igreja, ou, se pretende abraçar outra vocação”, precisa o comunicado diocesano.
G.I./Ecclesia:OC