Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Duas mulheres assumem funções de subsecretárias no Dicastério para os Leigos, Família e Vida.
O Papa Francisco nomeou ontem duas mulheres como subsecretárias do novo Dicastério para os Leigos, Família e Vida (Santa Sé), reforçando assim a presença feminina na Cúria Romana.
Gabriella Gambino, professora de Bioética, foi indicada para a secção para a Vida deste organismo, e Linda Ghisoni, especialista em Direito Canónico, recebeu a nomeação pontifícia para a secção da Família.
A primeira responsável é docente do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimónio e da Família, da Universidade Lateranense.
Linda Ghisoni era juíza instrutora do Tribunal de primeira instância para as causas de nulidade de matrimónio no Vicariato de Roma.
O Papa Francisco instituiu em 2016 o novo organismo da Santa Sé para os leigos, a família e a vida, em substituição dos antigos conselhos pontifícios que tratavam separadamente dessas áreas pastorais; o prefeito deste dicastério é o cardeal norte-americano D. Kevin Farrell.
Entre 2005 e 2015, o número de mulheres a trabalhar nas instituições da Cúria Romana e do Estado da Cidade do Vaticano aumentou em 90%; as mulheres representavam então cerca de 20% do total de funcionários ao serviço do Papa no Estado da Cidade do Vaticano.
A presença feminina na Santa Sé inclui responsabilidades nos departamentos da Cúria Romana e nas áreas dos arquivos, da história e da comunicação social.
Atualmente, a jornalista espanhola Paloma García Ovejero é vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé; Margaret Archer é a segunda mulher a ocupar o cargo de presidente da Pontifícia Academia de Ciências Sociais.
A irmã Nicoletta Vittoria Spezzati é subsecretária da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica e a leiga Barbara Jatta é diretora dos Museus Vaticanos desde janeiro de 2017.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: