Papa Francisco recorda problemas acrescidos por causa do inverno.
O Papa Francisco recebeu hoje no Vaticano 130 membros da comunidade do Pontifício Colégio Ucraniano de São Josafat, em Roma, manifestando a sua solidariedade à população atingida pela guerra na Ucrânia.
“Nos nossos dias o mundo está ferido por guerras e violência. Em particular, na vossa querida nação ucraniana, da qual sois provenientes e à qual voltareis no final dos estudos em Roma, experimenta-se o drama da guerra, que gera grandes sofrimentos”, disse aos presentes.
Francisco evocou em particular as pessoas que vivem nas zonas atingidas, “tornadas ainda mais vulneráveis pelos rigores do inverno que se aproxima”.
O encontro assinalou os 85 anos da construção do colégio, a pedido do Papa Pio XI.
“[Pio XI] condenou claramente, através de discursos e cartas, as ideologias ateias e desumanas que ensanguentaram o século XX. Evidenciou suas contradições, indicando à Igreja o caminho mestre do Evangelho, também colocado em prática na busca da justiça social, dimensão imprescindível do resgate humano de povos e nações”, observou o Papa.
Francisco convidou os futuros sacerdotes a estudar a Doutrina Social da Igreja, a fim de “amadurecerem no discernimento e julgamento das realidades sociais” em que vão chamados a trabalhar.
Num tom mais pessoal, o Papa disse aos seminaristas e sacerdotes da Igreja greco-católica ucraniana que conserva e venera um pequeno ícone de Nossa Senhora da Ternura, presente que lhe foi dado quanto vivia em Buenos Aires.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral