Esta noite, a Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu encheu-se para assistir ao concerto de Samuel Úria, abrindo o IV Encontro Nacional de Leigos.

O Encontro vai decorrer este sábado, na Expocenter, durante a manhã e, a partir do almoço, em diferentes lugares da cidade.
A manhã será preenchida com comunicações de oradores convidados e a tarde será preenchida com ateliês temáticos, em diferentes espaços públicos da cidade.
Este concerto de Samuel Úria, em que o artista se fez acompanhar por Miguel Ferreira, teclista dos Clã, foi um momento inspirador para os participantes neste Encontro Nacional de Leigos, que se empenham na construção de um mundo melhor, tanto ao nível do trabalho, como no ordenamento do território, na ecologia e na espiritualidade.
Samuel Úria é um jovem artista, com raízes em Tondela, onde cresceu e fez a sua formação, até ao fim do Secundário.
Com grande qualidade de texto e um estilo musical versátil, Samuel Úria não banaliza a música. Pelo contrário, usa a música, os textos, a voz e a viola para mostrar desafios, tanto para o público, como para a sua arte: banalidade e vulgaridade não têm espaço na arte, e Samuel Úria escreve, compõe, canta e toca como um verdadeiro artista.
A parceria com Miguel Ferreira funcionou maravilhosamente e fez com que a plateia aplaudisse vigorosamente cada um dos temas apresentados e reclamasse “um pouquinho mais” que foi generoso e intimista. Samuel trouxe ao palco o seu avô Armelim, num último tema que escreveu para homenagear a figura de um homem que também marcou Tondela.

G.I.