Presidente da CEP afirma que papel do Estado não pode substituir iniciativas «comprovadamente boas».
D. Manuel Clemente pediu hoje que o Estado continue o seu papel de ” primeiro servidor do bem-bom” mas que seja “consequente” no respeito pela subsidiariedade.
“O papel do Estado, enquanto primeiro servidor do bem-bom é garantir a solidariedade, para que ninguém fique de fora, e a subsidiariedade, isto é, a espontaneidade social de serviço sobretudo quando há serviços prestados, reconhecidos, algumas até são de utilidade pública. Então temos de ser consequentes”, afirmou o cardeal-patriarca de Lisboa referindo-se à situação que as escolas católicas enfrentam.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa recordou a necessária saúde social que faz coincidir a solidariedade e a subsidiariedade.
“Uma sociedade para viver saudavelmente tem de contar com solidariedade, que nos leva enquanto Estado e comunidade organizada a não deixar ninguém de fora, mas contar também com a subsidiariedade, com a iniciativa dos grupos e das pessoas e, especialmente, com as que comprovadamente são boas, escolhidas pelas famílias, que têm bons resultados”.
As I Jornadas das Escolas Católicas decorre hoje, em Lisboa, no Colégio São João de Brito, com o tema «Um presente com futuro».
G.I./Ecclesia:PR/LS