Jubileu do Pe. Bastos; Províncias Eclesiásticas de Braga e de Santiago; Fraternidade Sacerdotal; Crismas em Santar – Nelas; Convívio Fraterno nº. 1334.
Porque não apareceu na semana em que aconteceu e porque é importante para o nosso presbitério e para a nossa diocese, D. Ilídio dá notícia do jubileu do Pe. Joaquim de Bastos.
O Pe. Joaquim Álvaro de Bastos é um sacerdote da Diocese de Viseu, nascido em Junqueira, concelho de Vale de Cambra e, desde há 50 anos, exerce o ministério sacerdotal na vizinha e irmã diocese da Guarda. Indo para ali como Secretário de D. Policarpo da Costa Vaz, ido do Presbitério de Viseu para Bispo da Guarda, ali ficou integrado nas atividades do seu Presbitério. Mantém, porém, uma ligação estreita à sua Diocese de origem, vindo a Viseu, em cada ano, para a renovação das Promessas Sacerdotais, na Missa Crismal de quinta-feira Santa e para o Retiro Anual. Celebrando os 50 anos de presença na Guarda, quis juntar vários sacerdotes amigos, onde estiveram muitos da Guarda e os seus condiscípulos, do mesmo ano, da Diocese de Viseu. Ali estiveram, também – na Eucaristia e no almoço, no passado dia 13 de Novembro – os Bispos da Guarda e de Viseu.
Como tem acontecido desde há algum tempo, os Bispos das Províncias Eclesiásticas de Braga e de Santiago de Compostela reúnem-se, uma vez por ano, para refletirem, em conjunto, assuntos de interesse para as duas Províncias. Desta vez, o encontro aconteceu no passado dia 28 de Novembro, em Lugo. O tema de partilha entre todos foi a Catequese, evidenciando-se a grande importância que se está a dar à presença e participação dos Pais e à Catequese Familiar. Os Bispos das duas Províncias também reflectiram sobre a importância de Comunidades cristãs bem organizadas para serem ambiente de crescimento e de vivência da Fé dos mais novos.
Desde o início que o dia 1 de Dezembro é o Dia da Fraternidade dos Padres da nossa Diocese. Nesse dia, realizou-se o encontro no Seminário Maior – sede da Fraternidade – onde foi celebrada a Eucaristia, rezando por todos os Sacerdotes, concretamente, pelos falecidos no último ano. Seguiu-se a sessão solene com o programa previamente enviado a todos, incluindo a eleição dos Corpos Sociais para o próximo triénio. O encontro terminou com o almoço de confraternização, realizado no refeitório do Seminário Maior.
Na tarde do 1º Domingo do Advento, dia 3 de Dezembro, D. Ilídio presidiu à Eucaristia, na Igreja Matriz de Santar, tendo concelebrado os 2 párocos do concelho de Nelas: o Pároco de Santar – Pe. Jorge Carvalhal – e o Pároco de Nelas – Pe. Delfim Cardoso. Na Eucaristia foram crismados 61 cristãos, jovens na sua quase totalidade, vindos das 6 paróquias deste concelho. A Igreja de Santar estava repleta, com pessoas no exterior. A celebração, muito bem preparada, decorreu com grande elevação, solenidade e muito boa participação de todos.
No início da noite desse Domingo, realizou-se também o encerramento de mais um Convívio Fraterno da nossa Diocese – o 1334º a nível nacional. Foram mais cerca de duas dezenas de jovens que tiveram uma óptima oportunidade de conhecer, profundamente, o fundamental cristão como encontro com Jesus Cristo. Deste despertar da Fé nasce o desejo de proximidade com Jesus Cristo e com os irmãos, na Igreja, que constituirá o viver a Fé, na Igreja e na Comunidade. Como sempre acontece, foi um momento muito forte de partilha de sentimentos e de emoções que transmitem uma forte experiência de fé eclesial.

G.I.