No âmbito da programação do SDEC para este ano pastoral realizaram-se no Arciprestado de Besteiros nos dias 25 de novembro e 2 de dezembro as jornadas de formação para os catequistas daquela zona.
O objectivo principal era apresentar e analisar a Carta Pastoral dos nossos Bispos sobre “CATEQUESE: A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO.
Os encontros tiveram lugar em Cabanas de Viriato e Tondela, no primeiro dia, e Campo de Besteiros e Santa Comba Dão no segundo dia, tendo participado cerca de cem catequistas daquele arciprestado.
O documento em análise desafia os catequistas a acolher o convite do Papa Francisco a “todo o cristão, em qualquer lugar e situação em que se encontre, a renovar (…) o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de O procurar no dia a dia sem cessar” (Papa Francisco, Exortação Apostólica A Alegria do Evangelho, 3).
Em consequência, ficou a conclusão de que “… a catequese não se pode reduzir à transmissão de conteúdos doutrinais, como no modelo escolar, a transmissão tem de fazer-se de modo vivenciado, inserida no encontro com Jesus Cristo. De resto, todo o encontro de catequese tem de ser encontro com Ele” (CEP, Carta Pastoral. Catequese: A Alegria do Encontro com Jesus Cristo, 12).
A Virgem Maria, Mãe e serva do Senhor, foi mostrada como modelo para ajudar o/a catequista a saborear a alegria deste encontro.
Estão previstas idênticas Jornadas de Formação para os catequistas noutros arciprestados da diocese, em datas e locais a anunciar pelo SDEC.

G.I./J.B.: SDEC (Ir. Arminda)