Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Papa Francisco vai celebrar missa da festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina.
A Santa Sé divulgou hoje a agenda do Papa Francisco para as celebrações natalícias no Vaticano, através de um comunicado do Departamento Pontifício de Celebrações Litúrgicas.
A agenda começa já hoje a partir das 18h00 de Roma (menos uma em Lisboa) com a Missa na festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, celebrada na Basílica de São Pedro.
O calendário prossegue depois no dia 24 de dezembro à noite, com a ‘Missa do Galo’, marcada para a véspera do Natal, às 21h30 locais, na Basílica de São Pedro.
A Santa Missa da Noite da Solenidade do Natal do Senhor, como é designada oficialmente, vai ser precedida pelo canto da ‘calenda’.
A festa do Natal assumiu uma forma definida no séc. IV, quando tomou o lugar da festa romana do ‘Sol invencível’, no mesmo dia 25 (VIII Kalendas Januarias: no oitavo dia antes do dia 1 de janeiro), uma data com um simbolismo próprio.
Ainda hoje, na liturgia católica, se recita a chamada “calenda”, como anúncio do nascimento de Jesus, que a oração coloca na época da 194ª Olimpíada e no ano 752 da fundação de Roma, entre outras referências históricas.
A Missa do Galo (‘in galli cantu’), celebrada tradicionalmente por volta da meia-noite, assinala a hora em que, segundo a tradição, teria nascido Jesus.
No dia 25 de dezembro, dia da Solenidade do Natal do Senhor, Francisco dirige como habitualmente a sua mensagem e a bênção natalícia ‘Urbi et Orbi’ [à cidade (de Roma) e ao mundo], a partir das 12h00 locais, na varanda central da Basílica do Vaticano.
A habitual oração no último dia do ano na Basílica do Vaticano tem início marcado para as 17h00 de 31 de dezembro.
A celebração inclui, à imagem do que acontece em milhares de igrejas por todo o mundo, a proclamação do ‘Te Deum’ (nós te louvamos, Senhor), um dos mais antigos hinos litúrgicos que é cantado em celebrações solenes de ação de graças.
No dia 01 de janeiro, primeiro dia do Ano Novo e Dia Mundial da Paz, o Papa preside à missa pelas 10h00, na Basílica do Vaticano.
Recorde-se que a mensagem de Francisco para o 51.º Dia Mundial da Paz, entretanto já divulgada pela Santa Sé, tem como tema ‘Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz’.
Ainda no início de janeiro, o Papa celebra outras duas solenidades próprias deste mês, a solenidade da Epifania (dia 6) já marcada para as 10h00 na Basílica do Vaticano, e no dia seguinte a Festa do Batismo do Senhor, em que Francisco tradicionalmente batiza algumas crianças na Capela Sistina, encerrando assim o tempo litúrgico do Natal.
G.I./Ecclesia:JCP

CategoryIgreja, Papa, Pastoral

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: