“Jesus continua a vir em cada Natal para nos lembrar que renasce em cada irmão necessitado e não nos quer muito presos ao próprio presépio como não quis os Apóstolos muito a olhar para o céu na sua Ascensão. Então, andemos de presépio em presépio, a repetir a Sua caridade…”.
A mensagem é do cónego António Jorge, diretor do seminário de Viseu. Publicou-a no facebook como pensamento para este tempo de Natal, mostrando que ajudar o próximo é o melhor gesto que podemos ter.
Mas o Presépio é o testemunho de um tempo. À entrada do Seminário que dirige, está o Presépio, podendo ser o início de mais uma rota para ver dezenas de presépios que estão espalhados pelo concelho de Viseu. A Câmara Municipal quis este Natal juntar-se ao périplo e integrou como novidade na programação natalícia para o concelho a ‘Rota dos Presépios’. “O objetivo foi criar um envolvimento mais forte e mais extenso nas comemorações do Natal no concelho”, explica o vereador da Cultura e Património, Jorge Sobrado.
Quem viajar pelas 25 freguesias encontra presépios que são verdadeiros postais de Natal e sobretudo testemunhos de tradição e identidade locais, onde os cenários de Natividade estão presentes, sejam nas figuras do Presépio conseguidas a partir da palha que restou as colheitas da terra no verão, seja nos materiais recicláveis, nas formas mais modernas de explicar o nascimento, ou mesmo a partir da natureza no seu estado mais puro com a caraterização fiel da região onde Viseu se encontra inserida.
“Considerámos que estávamos em condições de dar mais passos em frente no sentido de envolver as freguesias nesta comemoração coletiva e, portanto, avançámos com a Rota dos Presépios que, no fundo, é um desafio a todas as freguesias para que pudessem criar pelo menos um Presépio num largo central, ou no Adro da Igreja, envolvendo também a sua própria comunidade, seja uma coletividade, uma associação ou um grupo de escuteiros”, adianta Jorge Sobrado.
De acordo com o vereador o objetivo até ultrapassou as expetativas: “Temos mais de 30 presépios o que quer dizer que, das 25 freguesias, algumas consideraram até a possibilidade de fazer mais do que um” (como foi o caso da freguesia de Viseu que tem no rossio e na localidade de Gumirães).
Esta semana o júri está a fazer o seu trabalho para premiar os melhores. “Os mais criativos e aqueles que no fundo têm mais qualidade”, destaca o vereador da cultura da Câmara de Viseu, ao anunciar que a ‘Rota dos Presépios’ em formato de concurso vai em janeiro eleger os três melhores presépios desta rota que é já visitável.
O Jornal da Beira continua a divulgar alguns dos presépios que se podem observar no concelho. Depois de uma passagem pela Catedral, onde através do Presépio se faz a caminhada até ao Natal; e pela Casa Episcopal onde se encontra o Presépio centrado na figura do menino Jesus como representação do amor que estrutura toda a nossa vivência e a família como berço da humanidade, foi esta semana visitar os presépios de Rio de Loba, Abraveses, Vildemoinhos (freguesia de Repeses e S. Salvador) e Gumirães (freguesia de Viseu).
G.I./J.B.:EA