Agentes sociopastorais vão reunir-se em Lisboa, de 12 a 14 de janeiro.
A Igreja Católica vai promover um encontro nacional de agentes sociopastorais das migrações, de 12 a 14 deste mês, no Seminário de Alfragide (Lisboa) com o tema ‘Partilhar a viagem: Acolher, proteger, promover e integrar migrantes e refugiados’.
“Mapear as melhores práticas eclesiais, a nível nacional, no que respeita ao acolhimento, promoção, proteção e integração de migrantes e refugiados” e “articular a resposta pastoral em torno dos quatro verbos” são dois dos objetivos deste encontro que é organizado por várias instituições, incluindo a Agência ECCLESIA.
A tarde do primeiro dia de trabalho destina-se às Cáritas Diocesanas e aos Secretariados Diocesanos das Migrações; os agentes vão refletir sobre o “mapeamento e partilha de boas práticas entre Cáritas Diocesanas: necessidades e desafios”.
A conferência de abertura, pelas 21h30 de 12 de janeiro, é feita por Martina Liebsch, da Cáritas Internacional; estará também presente um bispo da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.
“Acolher migrantes e refugiados: Experiências, surpresas e desafios”; “Proteger: em defesa dos direitos e da dignidade de todos”; “Promover o desenvolvimento integral dos migrantes e refugiados” e “Integrar para enriquecer” são os temas de quatros painéis que vão contar com o contributo de vários intervenientes nas respetivas áreas, refere o comunicado.
O encontro encerra-se com uma conferência sobre ‘Como conjugar os verbos das migrações (acolher, proteger, promover e integrar)’.
Ao longo desta semana, na Antena 1 da rádio pública (22h45), os responsáveis nacionais pela Cáritas e a Obra Católica Portuguesa de Migrações comentam a mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz 2018, dedicada aos migrantes e refugiados.
G.I./Ecclesia:LFS/OC

CategoryIgreja, Pastoral