Responsável nacional realça profissionalismo dos católicos no setor do património.
A diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI) afirmou que o Ano Europeu do Património Cultural “é muito importante” porque vai permitir “expor”, ao longo de 2018, a riqueza, e a qualidade do património português.
“Muitas atividades a nível nacional vão ter como palco privilegiado o património de origem religiosa, mesmo que hoje cumpra outras funções”, disse Sandra Costa Saldanha à Agência ECCLESIA.
Segundo a responsável, as várias instituições da Igreja Católica em Portugal estão “empenhadas na promoção, organização, e programação” de iniciativas e eventos no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural.
“O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja vai desenvolver várias ações, nomeadamente, nos campos da formação, do inventário, da conservação do património ao longo deste ano”, desenvolveu, realçando que, “atempadamente”, será feita a divulgação dos vários projetos.
O objetivo do ano europeu é incentivar à descoberta do património cultural e reforçar o sentimento de pertença a um espaço comum.
A diretora do SNBCI destaca que “tem sido crescente” o modo como de forma profissional a Igreja “se tem preocupado com o seu património sob o ponto de vista da sua valorização e da sua conservação”.
Para Sandra Costa Saldanha, 2018 vai ser uma “oportunidade excelente” para expor de uma forma mais visível esse trabalho que tem sido desenvolvido e que tem “crescido” no profissionalismo das instituições da Igreja Católica nos últimos anos.
Numa carta de apresentação, o coordenador nacional do Ano Europeu do Património escreve que ter memória “é respeitar, é estudar a História e conhecer as raízes”: “Cuidar do que recebemos é dar-lhe atenção, é não deixar ao abandono”.
No sítio online dedicado a este evento, Guilherme d’Oliveira Martins considera que se está perante “desafios exigentes” que o património cultural “enfrenta com impacto” e exemplifica com “a transição para a era digital até à pressão ambiental e física, sem esquecer a prevenção e o combate do tráfico ilícito de bens culturais”.
Sob o lema ‘Património: onde o passado encontra o futuro’, 2018 foi proclamado pelo Parlamento Europeu como ‘Ano Europeu do Património Cultural’.
G.I./Ecclesia:JCP/CB/OC

CategoryIgreja, Pastoral