Diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil quer colaboração de secretariados e movimentos juvenis.
O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), padre Filipe Diniz, pediu a ajuda dos secretariados e movimentos juvenis para planificação da Pastoral Juvenil em Portugal, nos próximos dois anos.
O Padre Filipe Diniz anunciou esta sexta-feira no 1º Conselho Nacional de Pastoral Juvenil de 2018, o envio de um questionário aos secretariados e movimentos juvenis, para seguirem nesta “missão conjunta”.
“Pretendemos cultivar o caminho da compreensão e do acolhimento, entendemos que o departamento nacional é um órgão nacional mas que precisa de congregar todos e o questionário pretende conhecer a realidade do que se faz para no futuro daí nascer uma planificação”, disse o sacerdote em declarações à Agência ECCLESIA.
Como se pode ler no portal do DNPJ as conclusões dos inquéritos vão ser apresentadas no próximo Conselho Nacional, a 16 de Junho.
Com o Sínodo dos Bispos dedicado à juventude o padre Filipe Diniz tem a expectativa de ficar com a “noção da realidade portuguesa” e também daí “ter elementos para fazer caminho”.
Esta temática foi também abordada nas Jornadas Nacionais de Pastoral Juvenil a decorrer neste sábado, sob o tema “Pastoral Juvenil e Família”.
“Estas jornadas servem para refletir sobre o sínodo, onde a dimensão da escuta é tão importante e conseguir depois um verdadeiro e sentido acompanhamento da realidade juvenil”, disse.
O sacerdote avançou ainda que apesar do tema das jornadas serem a família não falaram do conceito de família mas de todo o berço que é.
“Falamos da família como base, o berço onde o jovem se identifica, onde possa crescer. O jovem para entender que a Igreja é uma família, primeiro tem de saber o que é uma família.
Não falamos do conceito de família mas do que é a base da familia, berço onde um jovem se identifica e onde pode crescer”.

CB/SN

CategoryIgreja, Pastoral