Encontro pastoral; Sufrágio na Casa Episcopal; Departamento dos Bens Culturais; Exéquias do Pe. Manuel Tavares; Ceia de Reis; Eucaristia nas Prisões.
Na manhã de 4 de Janeiro, D. Ilídio reuniu com um grupo de sacerdotes para dialogar e encontrar a possível solução para uma realidade pastoral, a merecer alguns cuidados. Depois de compreendidas as dificuldades e de refletidas algumas sugestões, decidiu-se por uma via de diálogo, de paciência e de confiança nas perspetivas avançadas. O encontro terminou com uma refeição comum e, também, com a certeza de que a melhor solução será encontrada.
Na tarde do dia 4 de Janeiro, na Capela da Casa Episcopal, as pessoas que ali trabalham encontraram-se para celebrar a Eucaristia, sufragando o Pe. Ricardo da Silva Ferreira, no 3º aniversário da sua partida para a Casa do Pai. Presidindo D. Ilídio Leandro, concelebraram o Pe. João Martins, o Pe. Luís Miguel, o Pe. Pedro Leitão e o Diácono Felisberto. Lembraram-se, também, os Pais da Dr.ª Filomena e do Pe. Luís Miguel, que são colaboradores da Casa Episcopal. Faleceram no ano agora findo.
Num restaurante da cidade, conviveram os membros do Departamento dos Bens Culturais, de que é responsável a Doutora Fátima Eusébio. Este encontro teve lugar no fim do dia 4 de Janeiro, tendo participado também D. Ilídio Leandro. Foi um belo momento de convívio, em ambiente de Natal e com espaço para uma reflexão sobre o trabalho e ocupações mais importantes deste Departamento.
Com 91 anos, faleceu o sacerdote mais idoso da Diocese – Pe. Manuel Ferreira Tavares – na passada quarta-feira, dia 3 de Janeiro, no Centro Sócio Pastoral Diocesano, onde residia desde há alguns anos. Natural de Sejães, foi ali sepultado, na manhã de sexta-feira, dia 5 de Janeiro, depois de Eucaristia celebrada na Igreja Matriz de Oliveira de Frades. Concelebraram cerca de 2 dezenas de sacerdotes, 2 diáconos e bastantes leigos, tendo presidido D. Ilídio Leandro.
Já é tradição a Ceia de Reis, em casa do Casal Augusto Passos e Dª Lisete, precisamente no início da noite de 5 de Janeiro. Presentes, como de costume todos os anos, para além do bispo de Viseu, o Senhor D. Jorge Ortiga – Arcebispo de Braga (conterrâneo do anfitrião) e o Senhor D. Manuel Felício, bispo da Guarda e natural da nossa Diocese. Presentes, também, como tem acontecido em cada ano, alguns casais amigos.
Cada ano, nesta altura do Natal, D. Ilídio vai celebrar a Eucaristia nas prisões da cidade e convive, um pouco, com as pessoas ali retidas, com os Guardas e com a Direção. Aconteceu, neste ano, na tarde de sábado e na manhã de domingo, dias 6 e 7 de Janeiro, na celebração da Epifania. Concelebrou o Pe. José Mota – responsável pela Pastoral Presidiária da Diocese com o Dr. Custódio Matos da Costa. Estiveram presentes e animaram a celebração duas Irmãs Carmelitas Missionárias Teresianas e um grupo de cristãos.

G.I.