Arciprestado de Lafões; Arciprestado Urbano; Centros Sociais Paroquiais de Aguiar da Beira; Conselho Pastoral Diocesano; Diáconos Permanentes.
Os membros do Arciprestado de Lafões reuniram, no passado dia 10 de Janeiro, na Casa Paroquial de Vouzela. Orientou a reunião o Arcipreste – Pe. Mário Dias – estando presente D. Ilídio, que presidiu à oração da manhã. Esgotados os pontos da agenda, foram agendadas as próximas atividades, informando-se que a Formação Permanente extraordinária está prevista para 8-10 de Fevereiro.
No dia 11 reuniram os membros do Arciprestado Urbano, no lugar habitual – Centro Sócio Pastoral. Também esteve presente D. Ilídio, que presidiu à oração inicial e fez uma pequena reflexão pastoral. Os trabalhos foram orientados pelo Arcipreste – Pe. José Henrique, abordando os diversos pontos da agenda. Foram sugeridos diversos pontos a agendar e foi lembrada a Formação Permanente, marcada para os dias 8, 9 e 10 de Fevereiro.
D. Ilídio esteve em Dornelas, no início da noite de 11 de Janeiro, para uma reunião com as direções dos Centros Sociais Paroquiais da Unidade Pastoral de Aguiar da Beira. Estiveram presentes os Párocos – Pe. Jorge Miguel e Pe. André – bem como representantes das direções dos Centros de Aguiar da Beira, Dornelas, Forninhos e Penaverde. Depois de apresentadas as razões da reunião, houve troca de impressões entre os presentes e foram deixadas algumas sugestões em ordem à melhor orientação destas importantes Instituições.
Tendo em vista a preparação da próxima reunião do Conselho Pastoral Diocesano, marcada para o dia 24 de Fevereiro, D. Ilídio reuniu com os elementos do Secretariado Permanente, de que é responsável o Vigário Episcopal da Pastoral – Pe. Virgílio. Esta reunião aconteceu na manhã do dia 13 de Janeiro, e esteve presente, também, o Vigário Geral da Diocese – Pe. Armando Esteves. Esta reunião do Conselho Pastoral Diocesano será especialmente dedicada à avaliação da execução do Plano Pastoral Diocesano e à programação do que falta do Ano Pastoral que vivemos.
Para a preparação de alguns pontos do programa anual dos Diáconos Permanentes, houve um encontro no Seminário Maior, orientado pelo Responsável deste setor – Pe. António Jorge. O encontro, que decorreu na manhã de sábado – 13 de Janeiro –, terminou com o almoço, no qual participou também o bispo da Diocese, D. Ilídio Leandro.

G.I.