É o desafio lançado pelas várias Igrejas para a Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos.
Os responsáveis pelas Igrejas cristãs na Europa convidam a fazer da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos uma ocasião para “gerar a esperança” num Velho Continente fustigado por vários desafios.
Uma declaração conjunta enviada hoje à Agência ECCLESIA, assinada pelos membros do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), e da Conferência das Igrejas Europeias (CEC), denuncia a falência de “um plano europeu focado na acumulação de riqueza, incapaz de solidariedade ou hospitalidade, que paradoxalmente cria mais pobreza”.
Recorda de modo particular a provação que implica “o êxodo em massa de pessoas que estão a ser forçadas a abandonar famílias e casas, devido aos conflitos e à pobreza”, e que olham para a Europa como um passo para uma vida melhor.
“Um futuro melhor só será possível se tivermos Deus no nosso coração e praticarmos a justiça, quer como indivíduos quer como comunidades”, referem os líderes cristãos, que apelam a uma Europa mais “acolhedora” para quem “chega às suas fronteiras”, e “mais capaz” de cuidar daqueles que precisam de apoio, tanto “espiritual” como “material”.
Aqui, a CCEE e a CEC citam de modo particular a situação dos “idosos” e dos “desempregados”.
“Nós cristãos queremos dar testemunho da nossa esperança, que assenta na vida com Cristo. Temos a certeza de que com Ele é possível viver em paz nestes tempos e construir um futuro melhor”, pode ler-se.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos decorre entre os dias 18 e 25 de janeiro.
Os líderes das Igrejas cristãs da Europa exortam as comunidades dos vários países a “perseverarem no caminho ecuménico” e a viverem estes dias em “solidariedade para com os irmãos cristãos que vivem em condições de pobreza, de solidão ou marginalização”.
E também em comunhão com “todos os cristãos que hoje sofrem de perseguição pela sua fé, em especial no Médio Oriente, em África e na Ásia”.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2018 vai estar em destaque com diversos testemunhos e entrevistas nas emissões do Programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública no domingo, dia 21, às 06h00, e durante a semana, entre 22 e 26 de janeiro, pelas 22h45.
O Oitavário de Oração pelos Cristãos começou a celebrar-se em 1968 e teve como primeiro tema ‘Para o louvor de sua glória’ (Efésios 1,14); Portugal preparou o material em 1996 vivido com o tema ‘Eis que estou à porta e bato’ (Apocalipse 3, 14-22) e o encontro preparatório realizou-se em Lisboa.
A mensagem referida está assinada pelo presidente do CCEE, o cardeal Angelo Bagnasco, e pelo homólogo da CEC, o bispo Christopher Hill.
G.I./Ecclesia:JCP