Funeral em Vila Nova da Rainha; Reunião Arciprestal da Beira Alta; Santas Casas da Misericórdia; 28º Curso de Ministros Extraordinários da Comunhão; Vila Nova da Rainha.
Na tarde de terça-feira, dia 16 de Janeiro, D. Ilídio presidiu ao funeral de 3 vítimas do incêndio na Associação Cultural de Vila Nova da Rainha, concelho de Tondela. Este incêndio, que provocou 9 vítimas mortais e quase 4 dezenas de feridos, aconteceu no início da noite de sábado, 13 de Janeiro. A Igreja paroquial não conteve as pessoas presentes para a Eucaristia exequial que foi concelebrada pelo Pároco – Pe. António Soares Flor – pelo conterrâneo – Pe. José Marcelino – por um anterior Pároco – Pe. José de Fátima – e por Pe. Manuel António, ex-pároco de Tondela. Também esteve presente o Diácono Permanente Felisberto Figueiredo, ex-vice Presidente da Câmara Municipal de Tondela. Presentes, também, o Deputado Leitão Amaro, do Concelho de Tondela, o Presidente da Câmara Municipal, José António Jesus, o Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Cunha e vários Vereadores Municipais de Tondela e uma Vereadora da Câmara Municipal de Viseu.
Na manhã de quarta-feira, dia 17 de Janeiro, reuniram os Padres do Arciprestado da Beira Alta, nas instalações da Casa Paroquial de Mangualde. D. Ilídio esteve presente, presidiu à Oração inicial e fez uma pequena reflexão. A reunião foi orientada pelo Arcipreste – Pe. Nuno Azevedo. Depois da reunião, em que se trataram os diversos pontos da agenda, houve uma confraternização no almoço que teve lugar num restaurante local.
Os Provedores de quase todas as 14 Santas Casas da Misericórdia da Diocese de Viseu encontraram-se para um almoço de confraternização, na quinta-feira, dia 18 de Janeiro, num restaurante de Mangualde. Participaram no almoço também 6 Capelães das Misericórdias e D. Ilídio Leandro, que, antes deste almoço, visitou, acompanhado pelo Provedor e Vice-Provedor, a Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, falando, nos diversos espaços, aos Funcionários e Clientes – idosos e crianças – desta Santa Casa. No almoço, teceram-se algumas considerações sobre o estado destas Instituições de Solidariedade e de Bem-Fazer e foi dada uma lembrança a D. Ilídio que, muito brevemente, será substituído na diocese. D. Ilídio agradeceu o encontro, o gesto amigo de todos e a colaboração que tem sido dada por todas estas Instituições e seus Provedores para que, na Diocese de Viseu, a relação e cooperação de todos seja exemplar.
Na tarde de sábado, 20 de Janeiro, foram investidos, como Ministros Extraordinários da Comunhão, 29 cristãos, vindos de diversas Comunidades Cristãs e de diversos Arciprestados. Concelebraram os 2 orientadores do Curso de preparação e membros do Secretariado Diocesano da Pastoral Litúrgica – Pe. Jorge Seixas e Pe. José Henrique – e um dos párocos dos presentes – Pe. Manuel Chaves. D. Ilídio felicitou os investidos neste Ministério, bem como as suas Comunidades e a Diocese e desejou um bom serviço a todos eles.
D. Ilídio tinha prometido presidir à Eucaristia dominical do passado dia 21, na paróquia de Vila Nova da Rainha, num gesto de proximidade com aquela comunidade cristã atingida pelos incêndios de Outubro e por um outro, na Associação local, ocorrido no passado dia 13. Concelebrou o Pároco – Pe. António Soares Flor. A ida ali justificou-se pelo acidente que matou 9 pessoas e feriu cerca de 40. D. Ilídio quis solidarizar-se com toda a Comunidade e com as famílias das vítimas do incêndio, rezando com os cristãos presentes, pedindo a saúde para os feridos e o descanso eterno para os falecidos.

G.I.