Na tarde deste Domingo, reuniu em Santa Comba Dão a assembleia arciprestal de Besteiros, preparando a próxima reunião do Conselho Pastoral Diocesano.
A Família, enquanto espaço de acolhimento, verdadeiro “berço de Deus para a Humanidade” foi o tema da reflexão dos membros da Assembleia, partindo de um “guião” de reflexão que pretende originar contributos de cada paróquia, ou unidade pastoral, para o Conselho Pastoral Diocesano.
A próxima reunião deste Conselho será dedicada a produzir sugestões e propostas de acção pastoral que possam “acompanhar, discernir e integrar”, em cada paróquia, as famílias, mesmo que estejam “feridas” na sua integridade amorosa e sacramental.
Uma oração inicial orientada pelo Arcipreste, Pe. Carlos Casal, abriu o período de apresentação de contributos.
O encontro serviu também para o Pe. Virgílio, Vigário para a Pastoral, apresentar um “desdobrável” destinado a ajudar as paróquias na vivência da Quaresma e do Tempo Pascal, com propostas de aprofundamento da mensagem desses Tempos litúrgicos, através de textos, imagens e montagem de artefactos.
Foi recordada a importância de se inscreverem para a jornada de formação do próximo sábado, também ela dedicada à Pastoral da Família. Se pretenderem almoçar no local da jornada (Seminário), terão que fazer inscrição para o almoço.
Nesse âmbito, o Pe. Virgílio convidou os presentes a inscreverem-se também no “jantar das famílias”, que se realizará também no próximo sábado, em Santa Comba Dão, e que já ultrapassou o meio milhar de comensais.

Apresentação dos filhos

Em Canas de Santa Maria, os pais tinham sido desafiados a “apresentarem os filhos” na Missa deste Domingo e fizeram-no, em grande número.

O Pe. João Pedro, na homilia, realçou o significado dessa “apresentação”, lembrando o Baptismo de cada um, como momento de “consagração”.

O momento serviu também para trazer à Igreja os “oratórios da Sagrada Família”, que percorrem, ao longo do mês, as famílias que se dispuseram a receber e manter, durante um dia, esse oratório e rezar, em família, diante dele. Foi distribuída uma pagela com a oração que o Papa Francisco compôs, por ocasião da publicação da Amoris Laetitia.

A bênção final foi dada na forma solene, orientada especialmente para os filhos “apresentados”.
G.I.