Bispos do Centro; Quinta de Fornos de Algodres; Formação Permanente; Celebração dos Consagrados; Funeral em Rio de Mel.
Na Casa Diocesana de Mem Soares, em Castelo de Vide, da diocese de Portalegre e Castelo Branco, reuniram os bispos das dioceses do Centro – a que se juntaram, desde há algum tempo, D. Manuel Pelino e D. António Vitalino – no passado dia 29 de Janeiro. Em ambiente muito agradável, como habitualmente, foram refectidos alguns pontos de interesse para os participantes, que partilharam também informações úteis.
Na manhã do dia 30 de Janeiro, D. Ilídio e o Vigário-Geral da Diocese foram a Fornos de Algodres, onde, na quinta do Seminário Menor, está em curso uma plantação de muitos milhares de macieiras. Após uma conversa informal com os trabalhadores, D. Ilídio plantou uma das macieiras, percorreu a quinta e, no fim da manhã, almoçou com o Vigário-Geral, o Ecónomo da Diocese e um grupo de pessoas de Fornos de Algodres, num restaurante da região. Neste almoço também esteve o Presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres.
Com o Vigário-Geral, o Vigário Episcopal da Pastoral e o Vigário Episcopal do Clero, D. Ilídio foi a Salamanca, no dia 1 de Fevereiro, para se encontrar com o Pe. José Roman-Flecha Andrés, que virá orientar a Formação Permanente deste ano. Esta Formação Permanente, vai ter lugar nos próximos dias 8, 9 e 10 de Fevereiro e abordará o conteúdo fundamental da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”. O dia 10 será destinado especialmente a casais que trabalham ou possam vir a trabalhar na Pastoral Familiar, tanto nos órgãos diocesanos, como nas estruturas paroquiais, ou arciprestais.
Na tarde de 2 de Fevereiro, dia da Apresentação de Jesus no Templo e dia dos Consagrados, D. Ilídio presidiu à celebração da Eucaristia, na Catedral, tendo concelebrado vários sacerdotes – diocesanos e religiosos. Presentes, muitos dos Consagrados que vivem e trabalham na nossa Diocese de Viseu. Na Eucaristia, renovou os votos temporários, a Irmã Teresa, do Instituto Jesus Maria e José. No final da Eucaristia, seguiu-se um jantar de festa, nas instalações do Instituto Jesus Maria e José, em Jugueiros.
No início da tarde de domingo, 4 de Fevereiro, D. Ilídio presidiu à celebração da Eucaristia, na Igreja de Rio de Mel, sua terra natal, celebrando as exéquias de um seu familiar. Concelebrou o Pároco – Pe. Valmor Marcolin.