Decorreu ontem, em Santa Comba Dão e em Tondela, mais uma das quatro sessões planeadas pelo Arciprestado de Besteiros para proporcionar formação às famílias, concretizando as propostas do Plano Pastoral Diocesano, dedicado à “Família – berço de Deus para a Humanidade”.
Enquanto a sessão, em Santa Comba Dão, foi animada com o testemunho de duas famílias de Diáconos, em Tondela, à mesma hora, era o “Encontro Matrimonial” que se apresentava e mostrava a sua forma de trabalhar com as famílias cristãs que integram esse Movimento.
Estas sessões, apesar do frio, têm registado um número de presenças animadora e os participantes têm mostrado interesse persistente.
São habitualmente casais que já não são jovens, pois estes, por causa do cuidado dos filhos, têm dificuldade em participar, mas a consciência de que a família alargada pode e deve ser espaço e lugar de evangelização, leva estes casais mais velhos a partilhar esta experiência com os mais novos.
Para além dos Movimentos que trabalham com as Famílias e o próprio CPM, há também experiências de casais que reúnem regularmente, na sua paróquia, e reflectem e rezam, sem vínculo a qualquer Movimento.
Amanhã, em Santa Comba Dão, haverá um jantar-convívio-festa para as famílias, num restaurante local, contando já 500 inscritos. A iniciativa é da Unidade Pastoral de Santa Comba Dão e o jantar é pretexto para um momento de reflexão sobre a importância da Família na educação dos mais novos, na organização da sociedade, e na vida das comunidades cristãs.
Este jantar será animado por um grupo de jovens oriundos das comunidades paroquiais envolvidas.

G.I.