O Clube Rotário de Viseu distinguiu ontem, em cerimónia pública, o mérito profissional da Doutora Fátima Eusébio, responsável pela condução do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu.
Os clubes rotários de todo o mundo distinguem anualmente um profissional ou Instituição que se destaque na sociedade pela sua intervenção a favor da qualidade de vida da sua comunidade.
Na cerimónia festiva, que decorreu no Hotel Grão Vasco, estiveram presentes também rotários da Covilhã, Guarda, Mangualde e Tondela, além de outros convidados, realçando-se a presença do Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro e do Vereador do Pelouro da Cultura do Município de Viseu, Dr. Jorge Sobrado.
O Presidente do Rotary Club de Viseu, José Coelho, apresentou a homenageada e uma síntese do seu vasto currículo profissional, realçando os trabalhos de investigação no campo da História da Arte e do Património Cultural, traduzidos num vasto número de obras editadas, divulgando e valorizando especialmente a arte do Barroco na nossa região.
Também o Dr. Jorge Sobrado realçou a colaboração dada por Fátima Eusébio ao Município de Viseu no âmbito da promoção do Património Artístico e Cultural, salientando a “alegria que respira” a homenageada quando trabalha no âmbito da sua especialidade. Terminou manifestando a sua vontade de que a colaboração de Fátima Eusébio e do Departamento dos Bens Culturais da Diocese com o Município seja aprofundada e alargada.
D. Ilídio Leandro também se regozijou com a iniciativa do Rotary Club de Viseu, considerando-a plenamente justificada, pois o trabalho da Doutora Fátima Eusébio teve e tem uma importância extraordinária para a preservação e valorização do património artístico de tantas e tantas igrejas que guardam a memória de milénios de evangelização em ilhares de objectos e obras de arte que foram acumulando.
Realçou especialmente o trabalho de Inventário dos bens culturais da diocese, as Exposições realizadas, o Restauro levado a cabo em muitos imóveis e peças de arte, ao longo destes dez anos em que vem trabalhando com a Diocese. E terminou com uma referência à publicação da História da Diocese, em três grossos volumes, uma obra realizada por um vasto leque de investigadores coordenados pelo Professor José Pedro Paiva, da Universidade de Coimbra, e com a supervisão da Doutora Fátima Eusébio.
Trata-se de uma obra única, a nível nacional, que faz “inveja” às outras dioceses, que gostariam, todas elas, de conseguir realizar um projecto idêntico.
Rotary surgiu há 113 anos, em Chicago, e é uma organização de um milhão e trezentos mil profissionais que se dedicam a “dar de si antes de pensar em si”, cobrindo mais de 160 países. O seu objectivo é promover a paz e a compreensão entre os povos, actuando nas áreas da saúde, ambiente, educação e juventude. É parceiro das Nações Unidas e o seu maior sucesso foi (quase) conseguir erradicar a poliomielite da face da terra, tarefa que assumiu no início da década de oitenta do século passado e que está prestes a terminar, pois os únicos países com poliomielite endémica são o Afeganistão e o Paquistão, devido à impossibilidade de vacinação massiva, por causa da guerra.

G.I.